O abandono de carrinhos é um dos problemas frequentes encontrados em um e-commerce. É muito comum que um cliente adicione produtos no carrinho e não finalize a compra, mas por que isso ocorre? Abaixo listamos os principais motivos de abandono de carrinhos, conforme uma pesquisa realizada pela Invesp.
Pela pesquisa, podemos observar que os principais motivos de abandono são o valor do frete, falta de estimulo para comprar no momento, valor do produto e dificuldades com o cadastro e finalização do pedido. Todos esses motivos são reversíveis e existem formas de diminuir o abandono e recuperar esse cliente.
Uma das formas de recuperar esse cliente é enviando um e-mail marketing após o abandono, oferecendo uma recuperação rápida do carrinho. As vezes o cliente desiste em um momento mas pode estar suscetível a realizar a compra posteriormente. Se possível, ofereça a opção de frete grátis para compras acima de determinado valor, também é importante analisar se o seu produto está com um preço competitivo no mercado. Descomplique o cadastro do cliente e deixe o processo de finalização da compra o mais claro possível, peça somente informações que sejam realmente necessárias.
Essas são apenas algumas dicas de como reverter o abandono de carrinho, é importante ressaltar que esse processo não serve apenas para finalizar uma compra, mas também é uma forma de fidelizar clientes.