Por definição, os Marketplaces são locais onde produtos e serviços de vários vendedores diferentes são ofertados. A palavra vem de Market, que significa “Mercado” e Place que significa “Lugar”. O marketplace pode ser tanto físico como virtual, aqui falaremos especificamente sobre o virtual, ou e-marketplace.
Geralmente, o marketplace reúne diferentes tipos de produtos e serviços para atingir um público maior, porém, existem marketplaces especializados em um nicho, como de roupas ou livros.
O marketplace funciona como se fosse um shopping center, um lugar em que você pode encontrar diversas opções de lojas, produtos e preços. Assim como nos shoppings, o marketplace oferece ao lojista estrutura e fluxo de visitantes.
Vantagens
O marketplace possui algumas vantagens, principalmente para pequenas empresas que ainda não são muito conhecidas. Participar de um marketplace traz visibilidade e tráfego de potenciais clientes que podem conhecer a loja e serem fidelizados.
O investimento nesse tipo de negócio também é baixo, o vendedor paga apenas uma comissão de vendas para o marketplace e não precisa investir em toda a estrutura da loja virtual, é uma ótima forma de entrar no mundo do e-commerce para quem ainda não possui capital para investir nisso ou ainda esta inseguro sobre esse meio.
O marketplace divulga os seus produtos e o consumidor realiza a compra diretamente no marketplace, que repassa ao lojista os dados dos pedidos para envio do produto ao cliente. Mensalmente o valor das vendas é repassado aos lojistas.
Como Começar
Para começar a vender seus produtos nesse tipo de mercado, você deve preencher um formulário de proposta em um site de marketplace, como o Submarino. Geralmente, após esse primeiro cadastro, será necessário o envio de alguns documentos, isso varia conforme o marketplace.
Após a aprovação da proposta você terá acesso ao marketplace e poderá cadastrar os seus produtos e disponibilizar as suas vendas.
Entre os Marketplaces mais conhecidos estão o Submarino, Saraiva, Extra, Amazon e o Mercado Livre.