Esta é uma situação que se repete quase sempre no universo do e-commerce: o cliente visita o site da loja, se interessa pelos produtos e segue todos os passos de cadastro. No entanto, depois de selecionar os produtos e quase finalizar a compra, simplesmente, ele desiste e abandona o carrinho. Nesse instante, logo vem à mente a pergunta: porque ele desistiu? Bem, na verdade não existe uma única razão, mas talvez um conjunto de fatores para que isso ocorra. Neste artigo, vamos dar algumas pistas sobre o por que isso ocorre. E, ainda, o que fazer para evitar o abandono do carrinho de compras.
Portanto, anote as nossas dicas e evite esse problema!
Dê um basta na burocracia
O que todo cliente espera é que a compra online seja facilitada, não é mesmo? Mas ao contrário disso, o consumidor ainda esbarra em longos formulários de cadastro para criar login e senha.
Isso gera frustação e, por fim, ocorre a desistência.
Para evitar esse problema, sua loja deve apostar em sistemas automáticos que facilitam a experiência do consumidor. Uma boa dica é usar a Inteligência Artificial para reduzir o tempo de cadastro.
Valor do frete
Pesquisas apontam que o frete tem um impacto considerável na decisão de compra. De acordo com publicação da Moosend o valor do frete é responsável por 60% dos abandonos de carrinho.
Assim sendo, sua loja deve criar estratégias para fidelizar o cliente. Portanto, tome nota sobre o que fazer para evitar o abandono do carrinho de compras:
-Faça parcerias e trabalhe com mais transportadoras. Isso vai auxiliar a entrega nas regiões mais distantes, diminuindo o custo do frete;
-Ofereça frete grátis. Sua loja pode criar um valor mínimo de compras para oferecer esse benefício;
-Trabalhe com plataformas que possam otimizar o sistema de entregas de sua loja virtual. Estas plataformas oferecem diversos serviços, inclusive, fazem cotação de valores cobrados pelas transportadoras;
-Crie uma rede de distribuição de produtos e negocie com os fornecedores. Esta ação pode ajudar a baratear o frete e, assim, todos saem ganhando.
-Ofereça bônus para a próxima compra. Sua loja pode criar algumas regras para atrair seu público.
Reúna sua equipe e defina as regras para realizar esta ação. Escolha os produtos e faça uma boa divulgação. Certamente, seu público ficará satisfeito.
Segurança
Tenha um site seguro e certificado. Ao dar garantia de proteção de dados a seus clientes sua loja corre menos riscos de abandono de carrinho. Para isso, use a tecnologia a favor de seu e-commerce e divulgue isso para o seu público.
Ouça seu público
Em tempos de alta competitividade é fundamental ouvir o consumidor. Portanto, fique atento; ofereça canais de contato para que ele possa dizer como foi a experiência de compra.
Como já mostramos aqui em nosso blog, a Inteligência Artificial pode ajudar nessa hora. Ou, ainda, deixe sua equipe de prontidão para evitar as desistências e conversar com os clientes.
Sua loja pode também disponibilizar formulários de pesquisas. Assim, a partir das respostas, será possível saber o que busca e o que pensa o seu consumidor.
Mas lembre-se: sua loja virtual precisa oferecer bons produtos com preço, prazo e frete de maneira atrativa.
Use as redes sociais
Sua loja pode aproveitar o poder das redes sociais para divulgar promoções, criar estratégias de retenção e fidelizar seu público.
Assim sendo, invista no site de sua loja e crie um blog para que seu e-commerce tenha mais destaque.
Todas essas táticas ajudam a reter o consumidor em sua loja. Portanto, faça uma revisão nos processos internos e veja o que precisa ser melhorado.
Conte conosco
Até aqui descrevemos algumas dicas sobre o que fazer para evitar o abandono do carrinho de compras.
Mas se ficou alguma dúvida, você que é cliente Shoppub, sabe que pode contar conosco!
Somos uma plataforma de e-commerce inteligente e o nosso time de especialistas está pronto para auxiliar sua loja. Sempre com suporte e informações de ponta para aumentar a taxa de conversão de vendas.
Fonte: Freepik