Multi loja: universo compartilhado no e-commerce

por Shoppub

Imagine o seguinte cenário: uma empresa possui algumas marcas distintas e decide que é hora de investir no e-commerce. Mas como adaptar as diferenças de linguagem, público-alvo e produtos em uma única loja? O ideal seria ter uma loja para cada marca, mas gerenciar todas essas lojas de forma independente nunca é o ideal.

Multi loja: universo compartilhado no e-commerce

Nesse cenário queremos apresentar uma nova funcionalidade da plataforma Shoppub, a Multi Loja, que oferece um único núcleo que centraliza a administração de todas as lojas. Com essa funcionalidade é possível ter várias lojas independentes mas que são gerenciadas de forma unificada.

 

Cenários e Aplicações  

Uma plataforma Multi Loja tem potencial para ampliar o negócio de um e-commerce. Através de um núcleo se cria uma segmentação para melhor atender os seus clientes.

Uma administração, várias lojas: Uma empresa que trabalha com calçados, por exemplo, poderia criar uma loja que vende apenas tênis esportivos, outra para sapatos sociais e um hotsite para vender alguma linha específica de produtos, e o gerenciamento de todas essas lojas seria em um único administrativo na sua plataforma de e-commerce.

Assim, 3 linguagens diferentes são trabalhadas, existe uma segmentação melhor de público, além de facilitar a navegação do usuário que não vai precisar buscar tanto ou navegar por vários níveis de categorias até encontrar a seção ou produto desejado.

Brasil e Mundo: Outro cenário possível com o Multi Loja é o de uma loja para o Brasil e outra loja para o público internacional, com possibilidades de diferenças de preços, idioma e até formas de pagamento.

B2B e B2C: Além de unificar o gerenciamento, a opção de Multi Lojas também permite que exista um compartilhamento de informações e funções entre as lojas. Por exemplo, uma loja pode ter uma versão B2C e uma versão B2B com os mesmos produtos porém com valores diferentes, definidos através de recursos campanhas para cada mercado.

 

Universo Compartilhado

O compartilhamento de informações entre as lojas é uma das maiores vantagens dentro do gerenciamento Multi Loja. Se você vende o mesmo produto em mais de uma loja não é necessário cadastra-lo mais de uma vez nesse modelo.

Ao cadastrar um produto o lojista define para qual loja ele será disponibilizado, podendo escolher que ele fique disponível em apenas uma loja ou mais de uma loja.

O estoque dos produtos também se torna centralizado, se a última unidade for vendida em uma loja ele se esgota em todas.

Os pedidos são recebidos pela plataforma e identificados com a loja de origem, permitindo que o andamento do pedido seja personalizado de acordo com a logística de cada loja, incluindo embalagens e formas de envio.

Além do catálogo de produtos, as páginas dinâmicas, configurações e relatórios também podem ser compartilhados, e até mesmo banners caso as lojas possuam a mesma estrutura de design.

A administração unificada permite um gerenciamento conjunto de todas as lojas sem impossibilitar que uma análise individual de cada loja seja feita através de filtros dentro da plataforma.

Vale destacar que cada loja possui um domínio próprio e cada uma poderá ter uma linguagem visual única e não relacionada com as outras lojas.

 

Linguagem e Configurações

Dentro da opção de Multi Loja você pode configurar cada canal de forma diferente, com personalizações únicas para cada loja. A sua plataforma se torna uma base para vários negócios.

A identidade visual de cada loja também é única, permitindo que a linguagem seja trabalhada de acordo com seu público alvo e que o design represente a sua marca. A tecnologia permite que cada loja tenha um desenvolvimento de front-end próprio com layouts e funcionalidades diferentes.

Aqui entra uma decisão importante do lojista, ele pode criar suas lojas de forma que exista uma correlação entre cada identidade para que o usuário reconheça e perceba que elas fazem parte do mesmo grupo, ou pode decidir trabalhar com identidades diferentes e apresentar cada marca como única. Para o usuário será impossível saber que as lojas possuem o mesmo núcleo.

O cenário financeiro de cada loja também pode ser personalizado com formas de pagamento diferentes em cada uma.

As possibilidades apresentadas pelo cenário Multi Loja trazem um potencial de crescimento para um e-commerce quando falamos em segmentação, economia de tempo e gerenciamento centralizado.

 

Algumas plataformas de e-commerce no Brasil, como a Shoppub, já oferecem essa ferramenta para seus clientes. Com a estratégia correta a opção de Multi Loja pode ser muito vantajosa no e-commerce.

Se o seu e-commerce se enquadra nesse perfil entre em contato e traga a sua loja para a nossa plataforma. Temos certeza que cresceremos muito juntos.

 

Artigos Relacionados