Usar uma boa estratégia para o envio dos produtos que você vende é um dos passos mais importantes para o crescimento da sua empresa. Apesar de o desconto no frete ser algo importante, ele precisa estar associado às melhores transportadoras para o seu e-commerce!
Existem três considerações importantes ao escolher a sua transportadora:
- Peso e tamanho dos produtos
- Destinos de envio
- Opções de envio
Peso e tamanho dos produtos
Seus produtos têm peso e tamanho uniforme, variando pouco? Ou as caixas que você envia variam bastante em suas dimensões? Essas duas simples perguntas podem te ajudar a entender qual o tipo de serviço que você precisa.
Por exemplo, se você trabalha com produtos pesados, como aparelhos de ar-condicionado, é interessante contratar uma transportadora especialista em cargas grandes. Mas se você trabalha com produtos de tamanhos variados, por exemplo roupas e sapatos, vale a pena contratar diversas transportadoras, que oferecem opções variadas para seus clientes.
É por isso que é importante ter as dimensões e peso dos seus produtos (já dentro das caixas para envio) cadastrados de maneira correta. Além disso, isso auxilia a sua decisão em quais transportadoras contratar, também influencia no preço final dos seus produtos.
Destinos de envio
Saber para onde você vai enviar seus produtos é tão importante quanto saber seus pesos e tamanhos. Por exemplo, se você trabalha apenas com entregas na sua região, é possível trabalhar com transportadoras locais, que podem oferecer ótimas opções.
Porém, se você entrega para todo o país, é necessário avaliar a área de serviço de cada transportadora, além de vantagens como preço e tempo de entrega para cada região, por exemplo.
Caso você também envie seus produtos para outros países, é necessário buscar empresas que entregam internacionalmente. Além disso, é importante que essas empresas estejam bem integradas ao seu sistema, pois as taxas de envio variam muito de um país para o outro.
Opções de envio
É importante considerar as diversas opções de envio que o seu cliente espera da sua empresa. Eles buscam entregas no mesmo dia? Ou topam entregas mais lentas que sejam gratuitas? Será que seus clientes não preferem pegar o produto em um centro de distribuição ou na sua loja física?
Existem principalmente 4 tipos de entrega/envio:
- Retirada gratuita na loja física ou centro de distribuição – essa opção é bastante interessante para quem tem bastante clientes locais. Essa opção é excelente para quem tem loja física, pois seus clientes poderão conhecer outros produtos e o atendimento da sua loja.
- Entregas no mesmo dia – esse tipo de entrega é essencial para quem trabalha com medicamentos ou alimentos. Além disso, esse tipo de entrega agrada clientes que precisam ou querem algo rapidamente e que estão dispostos a pagar mais por isso.
- Transporte de cargas – o transporte de cargas é excelente para produtos mais pesados e/ou que serão entregues em grandes distâncias. Nesse caso, considere também transportadoras menos conhecidas, que podem oferecer entrega rápida e taxas competitivas.
- Entregas grátis – Campanhas de frete gratuito são uma grande ferramenta de atração para seus clientes! Esse tipo de envio pode estar associado ao transporte de cargas e até mesmo a entregas no mesmo dia. Uma boa estratégia é oferecer a entrega grátis apenas quando os clientes alcançarem determinado valor no pedido – assim você tem certeza de que essa campanha vale a pena, e ainda incentiva o seu cliente a comprar mais.
Não subestime o poder de uma boa logística
É importante oferecer opções realistas para as necessidades de seus clientes e sua empresa. Uma boa transportadora ajuda o lojista a melhorar a entrega (prazo e qualidade), o preço e ajuda a vender mais. Além disso, com uma transportadora parceira há tendência que o número de carrinhos abandonados na loja virtual diminua.
Uma excelente alternativa para encontrar as melhores transportadoras para o seu e-commerce é o serviço da Frenet, que reúne diversas empresas de logística em uma única plataforma. Um dos diferenciais da Frenet é o serviço de indicação de transportadoras de acordo com seu perfil de carga e região.
Além disso, a Frenet conta com diversas transportadoras que podem ser ativadas rapidamente sem contrato e sem mínimo de envios. A empresa também integra qualquer transportadora à sua loja, não depende do web service dos correios e oferece um atendimento diferenciado a cada cliente, simplificando a vida dos lojistas.
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Não subestime o poder de uma boa logística! A escolha das melhores transportadoras pode ser uma importante aliada no sucesso do seu e-commerce. Esperamos que essas dicas te ajudem a estruturar estratégias de envio, melhorando a relação com seus clientes e promovendo crescimento para sua empresa.
Aqui na Shoppub estamos prontos para te ajudar nesse processo. Então se você precisar integrar transportadoras ou Frenet, é só entrar em contato com o nosso suporte. Conte com a gente!
Fontes: Big Commerce, Freepik.