Retirada no local: vantagens dessa opção de entrega no seu e-commerce

por Shoppub

Se você costuma fazer compras online já deve ter percebido por aí que muitas lojas estão utilizando um modelo de entrega de retirada no local, ou seja, comprar online e retirar o produto em um ponto físico.

Retirada no local: vantagens dessa opção de entrega no seu e-commerce

Essa opção traz uma nova comodidade ao processo de entrega do produto e tem conquistado muitos clientes, principalmente pela oferta de frete grátis ou por um custo reduzido.

Mas será que realmente vale a pena investir em um modelo desses? A seguir vamos explicar tudo sobre a retirada no local e as vantagens desse tipo de entrega para o seu e-commerce:

Afinal, o que é e como funciona a retirada no local?

O modelo de retirada no local é adotado principalmente por e-commerces que também possuem pontos físicos, mas isso não impede que outras lojas também possam oferecer essa modalidade por meio de pontos de retirada.

Funciona da seguinte forma, o cliente faz a sua compra online normalmente, porém no momento de decidir a forma de entrega ele pode selecionar a opção de retirada no local, escolhendo o ponto mais próximo da sua residência ou o mais convencional para retirada.

Além de oferecer a opção de retirada em sua própria loja física, muitos lojistas fazem parcerias com outras empresas para oferecer o serviço de retirada em outros pontos comerciais. Dessa forma, a loja online consegue aumentar a sua oferta de retirada no local sem necessariamente expandir suas lojas físicas.

Assim, você alia a conveniência de uma compra online com a praticidade da retirada do produto, sendo uma opção muito útil para consumidores que não podem receber seus produtos em casa.

Como o cliente retira o produto?

Retirar o produto é bem simples para o cliente. Após receber a confirmação de que o produto está disponível para retirada, ele deve comparecer ao local escolhido com seu documento de identificação e o número do pedido para solicitar a retirada.

A apresentação do documento garante que o produto vai ser entregue ao consumidor correto e evita que erros sejam cometidos pela sua equipe de entrega.

Algumas lojas também oferecem a opção de liberar a entrega para terceiros. Nesses casos, o nome e CPF de quem vai retirar geralmente é fornecido durante o checkout.

Para qual e-commerce essa estratégia é válida?

Esse modelo de entrega pode ser adotado por quase todo tipo de e-commerce. Dizemos isso pois pode ser difícil para lojistas que trabalham com produtos grandes adaptar a sua logística e estoque para comportar esses pedidos, além de ser complicado para o cliente retirar um produto grande e transportar até a sua casa por conta própria.

Portanto, faça uma análise sobre o tipo de produto que você vende e verifique se os seus pontos de retirada podem comportar essa dose extra de mercadorias.

Claro que para e-commerces que vão utilizar o seu próprio espaço como ponto de retirada essas dificuldades acabam não existindo, pois o estoque já está no local e basta apenas empacotar o produto e aguardar a retirada do consumidor.

Principais vantagens da retirada no local

Você já deve ter percebido que esse modelo traz algumas vantagens tanto para o seu negócio quanto para o seu consumidor, abaixo explicamos um pouco mais de algumas delas:

Diminuição no custo de logística

Uma das principais vantagens é a redução com os gastos em logística e transporte, principalmente se você já possui o produto disponível no seu ponto de retirada.

Essa vantagem impacta principalmente e-commerces que vão usar o seu próprio local como ponto de retirada, economizando muito com entregas locais.

A grande questão aqui é manter o seu estoque organizado e sua equipe preparada para atender a demanda de retirada.

Oferta de frete grátis

A diminuição no custo da logística acaba refletindo em uma outra vantagem que agrada muito os consumidores: o frete grátis. Sendo essa uma das principais razões que fazem os consumidores escolherem por uma retirada no local.

Se o produto já está em seu estoque e o cliente vem até você para retirar o pedido, porque não oferecer o frete grátis? 

A oferta de frete grátis ajuda no aumento das conversões e na diminuição de carrinho abandonado, ou seja, todos saem ganhando.

Mais segurança e praticidade para o cliente

A maioria das encomendas feitas pela internet exigem que o consumidor esteja em casa para receber o produto. Porém, devido ao estilo de vida corrido da maioria das pessoas pode ser impossível estar em casa em horário comercial para receber seus produtos.

A retirada no local ajuda a resolver essa questão, dando praticidade ao cliente que pode retirar o produto onde e no horário que for mais prático a ele. Resumindo, funciona como um estímulo para clientes que normalmente não comprariam online pois não teriam como receber o produto.

Além disso, muitos clientes ficam mais seguros em fazer uma compra online ao saber que existe um ponto físico do e-commerce, aproximando a experiência de uma compra no varejo.

Aumento no fluxo de pessoas no ponto físico

Essa é quase uma troca de vantagens entre a sua loja online e a sua loja física, pois a retirada no local direciona esses consumidores ao seu ponto físico aumentando as chances de eles realizarem novas compras.

É como se o seu e-commerce fosse utilizado como uma forma de atrair clientes para o comércio local.

Como você pode ver, a retirada no local é uma ótima opção de entrega caso o seu e-commerce possua a disponibilidade de pontos físicos. Essa modalidade deve crescer ainda mais nos próximos anos e se tornar uma das grandes exigências dos consumidores online.

Portanto, procure por uma plataforma de e-commerce que oferece essa possibilidade para o seu negócio, seja de forma nativa ou por integração com alguma transportadora.

Para saber mais sobre as formas de entrega que a Plataforma de E-commerce Shoppub oferece, clique aqui.

Artigos Relacionados