Live shopping: uma tendência que veio para ficar

Quem é empreendedor no mundo digital sabe que a criatividade é mesmo uma poderosa arma para conquistar clientes. Afinal, quanto mais atrativo for um anúncio de produtos, mais vai chamar a atenção das pessoas. Em outras palavras, o que é apenas propaganda, pode se transformar em venda. Entretanto, apenas apostar no visual da loja com uma propaganda bacana e oferecer descontos, não é suficiente para garantir um bom negócio. Para atrair, converter e fidelizar seu público é preciso investir em novas estratégias. E é aí que entra a live shopping, uma tendência que veio para ficar e que já ganhou a atenção dos consumidores.

Mas o que é a live shopping?

A live shopping, também conhecida como live commerce, é a experiência de oferecer produtos por meio de vídeos em tempo real. Isso significa que, durante a transmissão o público pode interagir e tirar todas as dúvidas. Assim sendo, faz a compra sem sair de casa. Desse modo, o lojista tem a oportunidade de despertar no consumidor uma nova necessidade que, até então, ele nem sabia que tinha. Além disso, o atendimento mais humanizado fará a diferença. Sem dúvida, uma comodidade efetiva para seus clientes.

Esta estratégia também traz ótimos resultados para os lojistas; a cada evento, é possível contabilizar diversos resultados. Só para se ter uma ideia o engajamento com o público já começa a partir da divulgação da live shopping. Todo este movimento ajuda a fortalecer as vendas pela internet já que gera conteúdo.

Outro aspecto positivo é que os eventos de vendas em tempo real sempre atraem novos consumidores. Afinal, todos querem conhecer as novidades. Isso aumenta e retém a audiência, além de funcionar como mais uma forma de entretenimento para o público.

Novas oportunidades

Antes de virar febre no mundo inteiro essa tendência de vender por meio de live shopping começou na China. Mas foi a partir da pandemia de Covid-19, em 2020, que o modelo de vendas on-line ganhou mais força. Com a população dentro de casa os lojistas do país asiático investiram de forma decisiva nessa tática. E não se arrependeram.

Só para se ter ideia do poder desta estratégia de vendas, em março do ano passado, o shopping Shanghai New World fez 3 transmissões ao vivo. Foram, no total, 12 horas de duração. Porém, o resultado não poderia ter sido melhor: a iniciativa atraiu um público de 130 mil pessoas! Com certeza, o evento rendeu muito dinheiro para os lojistas. Isso chamou a atenção de empresários de outros países pelo mundo afora; eles também adotaram a prática para melhorar o fluxo de caixa das lojas.

No Brasil, este movimento começou há pouco mais de 3 anos; porém, de forma tímida. Mas, assim como na China, ganhou força em virtude do novo cenário mundial. Agora, segue em franco crescimento.

Vantagens

Já está mais do que provado que investir em live shopping cria valor para o seu e-commerce. Isso porque, com um pequeno investimento é possível colher um grande resultado.

Então, se você está pensando em apostar nesta estratégia, vai precisar de uma boa plataforma de transmissão, uma câmera ou celular conectado à internet, além de outros itens.

Afinal, esta é a oportunidade de interagir, conhecer melhor seu público e se fazer presente. Além de fortalecer sua marca, a divulgação de sua loja na live shopping vai trazer mais tráfego e alcance orgânico para seu e-commerce.

Planeje sua live shopping

Para que tudo saia bem você e sua equipe terão que se preparar. Afinal, organização é tudo! Faça o planejamento com antecedência e fique atento a estas dicas:

– Comece criando um post bonito para convidar seu público; publique nas redes sociais. Certifique-se de divulgar o máximo possível, pelo menos 3 dias antes do evento. Você pode, ainda, renovar o conteúdo do convite; porém, sempre chamando para a live;

– Invista em um cenário atraente. Afinal, as pessoas gostam de ver ambientes bonitos;

-Escolha um apresentador que seja capaz de responder às perguntas de quem está assistindo; pode ser um influenciador digital ou mesmo você, lojista. Aqui, o importante é falar bem, ter carisma e saber descrever as qualidades e funções dos produtos e serviços;

-Mostre os lançamentos de sua loja; separe por produtos; apresente cores, tamanhos e modelos diferentes. Se o seu ramo for o de serviços apresente o que há de novo no setor;

-Faça promoções; monte kits de presentes, ofereça opções de pagamento;

-Aproveite para liquidar seu estoque parado na prateleira com super descontos;

-Crie um canal de comunicação com seu público; pode ser por meio de um link ou mesmo por um aplicativo de mensagens;

-Ofereça opções de entrega com condições exclusivas para os participantes que acompanham a live. Certamente, seus clientes vão se encantar com as ofertas. E, dessa maneira, seus anúncios têm chances de ser convertidos em vendas. Assim sendo, sua loja vai faturar mais!

Pós-venda

Por fim, não se esqueça do pós-venda. É fundamental medir a satisfação do seu consumidor. Conhecer a jornada do cliente vai fazer com que você aperfeiçoe o próximo evento. Esse atendimento diferenciado ficará na memória do seu público.

Aqui na Shoppub preparamos este conteúdo para que você possa aumentar suas vendas. Afinal, a live shopping é uma tendência que veio para ficar. E nós queremos que você usufrua de cada oportunidade desta estratégia. Então, não perca tempo! Invista nesta tendência e comece logo a lucrar mais!

Fonte: Freepik

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