Estudo do Google revela principais dados sobre o Dia do Consumidor

Celebrado anualmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor começou de maneira tímida no Brasil, mas tem crescido a cada ano e promete trazer bons resultados para o e-commerce em 2020, pelo menos de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google.

Estudo do Google revela principais dados sobre o Dia do Consumidor

Assim como grandes datas como a Black Friday, o Dia do Consumidor deixou de ser comemorado em apenas um dia e passou a ser celebrado durante a semana toda, movimentando o comércio eletrônico e gerando vendas.

De acordo com dados da Ebit, em 2019 o faturamento da Semana do Consumidor chegou a R$1,174 bilhão, e as pesquisas no Google pelo termo cresceram 20%.

Com a data se aproximando o Google divulgou o seu relatório sobre o comportamento de consumo dos brasileiros. Por meio de uma pesquisa realizada com o Google Survey, foram entrevistados mais de 1000 consumidores, permitindo um estudo sobre o que eles esperam da data e sua forma de consumir.

O que o consumidor espera?

Como o próprio nome já diz, o consumidor espera que essa data seja inteiramente sobre ele, trazendo mais do que apenas descontos em produtos, ou seja, é preciso oferecer outros benefícios que mostram como o consumidor é especial para o seu negócio.

Ao responder a pesquisa do Google, os consumidores apontaram os benefícios abaixo como os mais esperados para a data em 2020:

  • 53% Frete grátis
  • 15% Condições de pagamentos especiais
  • 12% Pontos extras em programas de fidelidade
  • 7% Cashback
  • 7% Seguro ou garantia estendida gratuita

Os direitos de quem compra

Apesar de ter se tornado uma data com foco em vendas, o Dia do Consumidor surgiu inicialmente para falar sobre e proteger os direitos de quem compra, criando uma consciência aos consumidores e na forma como as lojas respeitam esses direitos.

Quando perguntados sobre os direitos mais importantes na hora da compra, os entrevistados apontaram:

  • 22% Atendimento atencioso
  • 21% Promoções/propagandas honestas
  • 14% Produto entregue no prazo
  • 14% Trocar produtos defeituosos
  • 14% Estorno de compras canceladas
  • 12% Estorno de compras indevidas

Já sobre os direitos menos respeitados, os consumidores sentem que os lojistas têm falhado em:

  • 21% Oferecer promoções/propagandas honestas
  • 18% Trocar produtos defeituosos
  • 17% Ter um atendimento atencioso
  • 15% Entregar no prazo
  • 13% Estornar cobranças indevidas
  • 12% Estornar compras canceladas

O Dia do Consumidor em 2020

Sobre a expectativa para 2020, boa parte dos entrevistados se mostrou otimista com a economia do País e com as suas finanças pessoais, porém se repararmos no gráfico de forma geral, é possível entender que existem muitos entrevistados que ainda não estão com a vida financeira equilibrada e não devem realizar compras no evento de 2020.

Estudo do Google revela principais dados sobre o Dia do Consumidor

Categorias em vista

A pesquisa do Google também analisou quais as principais categorias em vista pelos consumidores, porém dividiu essas intenções de compra em dois momentos: quais eles pretendiam comprar no primeiro semestre de 2020 e quais especificamente estavam esperando para comprar no Dia do Consumidor.

Para o primeiro semestre, calçados e roupas aparecem com a maior intenção de compra, seguido por smartphones:

  • 28% Roupas e Calçados
  • 24% Smartphones
  • 24% Eletrônicos
  • 23% Alimentos e Bebidas
  • 19% Móveis
  • 16% Eletrodomésticos e portáteis

Já para o Dia do Consumidor, os smartphones saltam para a primeira posição entre as categorias com mais intenções de compra:

  • 28% Smartphones
  • 27% Roupas e Calçados
  • 26% Eletrônicos
  • 21% Móveis
  • 19% Eletrodomésticos e portáteis
  • 19% Alimentos e Bebidas

Além das intenções de compra, os consumidores também responderam quais produtos eles mais querem ver em promoção durante a Semana do Consumidor, novamente os Smartphones aparecem em primeiro lugar:

  • 22% Smartphones
  • 13% Roupas e Calçados
  • 6% Tvs
  • 6% Computadores e Eletrônicos
  • 5% Alimentos
  • 5% Móveis
  • 4% Videogames
  • 4% Eletrodomésticos e portáteis
  • 1% Itens de beleza

A pesquisa mostra que o Dia do Consumidor se torna uma data cada vez mais esperada pelos consumidores do e-commerce e que merece atenção de todos os lojistas, lembrando do compromisso de oferecer bons serviços e bons produtos.

Com informações do E-commerce Brasil.

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