Celebrado anualmente no dia 15 de março, o Dia do Consumidor começou de maneira tímida no Brasil, mas tem crescido a cada ano e promete trazer bons resultados para o e-commerce em 2020, pelo menos de acordo com uma pesquisa realizada pelo Google.
Assim como grandes datas como a Black Friday, o Dia do Consumidor deixou de ser comemorado em apenas um dia e passou a ser celebrado durante a semana toda, movimentando o comércio eletrônico e gerando vendas.
De acordo com dados da Ebit, em 2019 o faturamento da Semana do Consumidor chegou a R$1,174 bilhão, e as pesquisas no Google pelo termo cresceram 20%.
Com a data se aproximando o Google divulgou o seu relatório sobre o comportamento de consumo dos brasileiros. Por meio de uma pesquisa realizada com o Google Survey, foram entrevistados mais de 1000 consumidores, permitindo um estudo sobre o que eles esperam da data e sua forma de consumir.
O que o consumidor espera?
Como o próprio nome já diz, o consumidor espera que essa data seja inteiramente sobre ele, trazendo mais do que apenas descontos em produtos, ou seja, é preciso oferecer outros benefícios que mostram como o consumidor é especial para o seu negócio.
Ao responder a pesquisa do Google, os consumidores apontaram os benefícios abaixo como os mais esperados para a data em 2020:
- 53% Frete grátis
- 15% Condições de pagamentos especiais
- 12% Pontos extras em programas de fidelidade
- 7% Cashback
- 7% Seguro ou garantia estendida gratuita
Os direitos de quem compra
Apesar de ter se tornado uma data com foco em vendas, o Dia do Consumidor surgiu inicialmente para falar sobre e proteger os direitos de quem compra, criando uma consciência aos consumidores e na forma como as lojas respeitam esses direitos.
Quando perguntados sobre os direitos mais importantes na hora da compra, os entrevistados apontaram:
- 22% Atendimento atencioso
- 21% Promoções/propagandas honestas
- 14% Produto entregue no prazo
- 14% Trocar produtos defeituosos
- 14% Estorno de compras canceladas
- 12% Estorno de compras indevidas
Já sobre os direitos menos respeitados, os consumidores sentem que os lojistas têm falhado em:
- 21% Oferecer promoções/propagandas honestas
- 18% Trocar produtos defeituosos
- 17% Ter um atendimento atencioso
- 15% Entregar no prazo
- 13% Estornar cobranças indevidas
- 12% Estornar compras canceladas
O Dia do Consumidor em 2020
Sobre a expectativa para 2020, boa parte dos entrevistados se mostrou otimista com a economia do País e com as suas finanças pessoais, porém se repararmos no gráfico de forma geral, é possível entender que existem muitos entrevistados que ainda não estão com a vida financeira equilibrada e não devem realizar compras no evento de 2020.
Categorias em vista
A pesquisa do Google também analisou quais as principais categorias em vista pelos consumidores, porém dividiu essas intenções de compra em dois momentos: quais eles pretendiam comprar no primeiro semestre de 2020 e quais especificamente estavam esperando para comprar no Dia do Consumidor.
Para o primeiro semestre, calçados e roupas aparecem com a maior intenção de compra, seguido por smartphones:
- 28% Roupas e Calçados
- 24% Smartphones
- 24% Eletrônicos
- 23% Alimentos e Bebidas
- 19% Móveis
- 16% Eletrodomésticos e portáteis
Já para o Dia do Consumidor, os smartphones saltam para a primeira posição entre as categorias com mais intenções de compra:
- 28% Smartphones
- 27% Roupas e Calçados
- 26% Eletrônicos
- 21% Móveis
- 19% Eletrodomésticos e portáteis
- 19% Alimentos e Bebidas
Além das intenções de compra, os consumidores também responderam quais produtos eles mais querem ver em promoção durante a Semana do Consumidor, novamente os Smartphones aparecem em primeiro lugar:
- 22% Smartphones
- 13% Roupas e Calçados
- 6% Tvs
- 6% Computadores e Eletrônicos
- 5% Alimentos
- 5% Móveis
- 4% Videogames
- 4% Eletrodomésticos e portáteis
- 1% Itens de beleza
A pesquisa mostra que o Dia do Consumidor se torna uma data cada vez mais esperada pelos consumidores do e-commerce e que merece atenção de todos os lojistas, lembrando do compromisso de oferecer bons serviços e bons produtos.
Com informações do E-commerce Brasil.