Todo gerente de e-commerce já se deparou com a escolha da plataforma ideal para o seu negócio. Horas e mais horas de pesquisas e conversas com amigos e especialistas para decidir qual escolher. Mas essa busca muitas vezes só leva em consideração os aspectos técnicos de cada plataforma, deixando de lado algumas características que também são importantes para formar uma loja virtual.
Queremos trazer aqui algumas dessas características que também devem ser levadas em conta quando for contratar uma plataforma e criar a sua loja.
1 – O aspecto humano
Não adianta ter uma plataforma perfeita se quando você precisa de ajuda não encontra o suporte necessário. Uma plataforma é feita de pessoas, e a atenção que essas pessoas dispõem aos usuários da plataforma formam a essência do serviço prestado.
São poucas plataformas que entregam um suporte ágil e atendimento personalizado, com uma equipe apaixonada pelo que faz e com interesse mútuo para que seu negócio venda mais.
Essa troca melhora o seu trabalho e ajuda na evolução da plataforma.
2 – A importância do design
O design de uma loja virtual vai além do visual, ele deve conduzir os clientes a conversão de forma transparente e natural. Sua influência também afeta o ranking da sua loja nos resultados de pesquisa, um design pesado pode prejudicar a sua pontuação com o Google.
O design deve ser pensado para trazer velocidade de navegação e clareza nas informações, garantindo um ambiente virtual organizado e coerente. Assim a experiência de navegação transcende a usabilidade e transforma a experiência do seu cliente.
3 – Integrações
As integrações ajudam a automatizar os processos dentro de um e-commerce, economizando tempo e dinheiro. Uma boa plataforma possui integrações com os principais sistemas de gestão ERP, gateways de pagamento, marketplaces, indicadores de performance e outros pilares do e-commerce.
Procurar uma plataforma que ofereça essas integrações de forma completa e centralizada ajuda na organização e operação da sua loja virtual.
4 – Campanhas de Marketing
Contratar uma plataforma que também tenha funcionalidades aplicadas ao marketing é fundamental para ajudar no crescimento do seu e-commerce. Essas funcionalidades somadas a um gestor que conheça marketing de performance podem ser aplicadas em diversos formatos, gerando gatilhos para o aumento do ticket médio da loja.
A funcionalidade de campanha de marketing pode ser aplicada para descontos progressivos, compre junto, leve mais por menos e outras promoções típicas do e-commerce.
5 – Experiência completa de navegação
Aqui entra algo bem básico mas que muitos e-commerces erram, a organização da loja e apresentação de produtos para os clientes. Já imaginou entrar em uma loja online e não encontrar de maneira fácil o produto que você quer? É abandono na certa.
A plataforma deve oferecer opções de filtros inteligentes de navegação que ajudem a orientar o cliente para a vitrine ideal de produtos, além de criar relacionamentos entre produtos, indicadores de interesse e apresentação dos produtos com todos os recursos.
Organizar os produtos com categorias e palavras-chaves corretas vai ajudar na navegação dos clientes. Além disso, é possível fortalecer a presença do cliente com lista de compras, clubes de descontos e vitrines promocionais.
Se não quiser perder tempo e começar a trabalhar agora na sua loja dos sonhos entre em contato conosco, quem sabe não é na Shoppub que você encontra tudo isso.