Em outubro o Twitter lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma, as enquetes, que estão disponíveis em todas as versões da rede social. Esse novo tipo de tuíte permite que os usuários criem perguntas que podem ser respondidas anonimamente em um período de 24 horas após a sua criação. Cada enquete consiste em uma pergunta com duas até quatro opções de respostas. Após responder, os usuários podem ver um resultado parcial da pesquisa e após 24 horas o resultado final é divulgado ao público em geral.
Antes das enquetes, os usuários respondiam aos tuítes de forma direta, enviando um novo tuíte, retuitando ou favoritando a mensagem. A vantagem era que o tuíte original alcançava um número maior de usuários, mas também era uma desvantagem já que muitos usuários não queriam que suas respostas fossem públicas.
Com as enquetes do Twitter todas as respostas são anônimas, não há registro de quais seguidores responderam a pergunta. Outra vantagem das enquetes é que elas são parte do próprio tuíte, e o usuário não precisa clicar em um link e ser direcionado para outra página para responder. Isso faz com que as enquetes chamem a atenção quando o usuário passa pelo feed de notícias.
Criar uma enquete no Twitter é bem simples, basta clicar no botão com formato de gráfico na hora de escrever um tuíte e você já pode escolher as possíveis respostas para a sua pergunta.
Alguns e-commerces já estão utilizando essa aplicação, mas a grande maioria ainda utiliza imagens e GIFs animados para chamar a atenção dos usuários.
Abaixo damos algumas dicas de como incorporar as enquetes no seu e-commerce:
Vote no conteúdo: Use as enquetes para perguntar o que seus clientes querem no conteúdo do seu e-commerce, como tipo de oferta e produtos. Enquetes podem te ajudar a ficar mais ciente sobre o que os seus consumidores esperam da sua marca.
Feedback: Descubra que tipo de tuítes são mais engajados entre os seus seguidores, ou o que os levou a seguir a você. Em seguida você poderá usar essas informações para evoluir a sua estratégia nas redes sociais.
Previsões do público: Use enquetes de forma divertida, com perguntas envolventes. Poste enquetes com duas opções sobre temas do momento, como perguntar quem os seus clientes acham que vai ganhar o jogo naquele dia ou qual vai ser a próxima cor da moda.
Pesquisa de mercado ou feedback de produtos: Com dificuldade para escolher a cor de um produto? Se perguntando se os seus clientes consideram seus e-mails úteis? As enquetes são uma forma rápida de saber a opinião dos seus seguidores e sem nenhum custo.
Reações as novidades: Crie engajamento com os seus seguidores com perguntas rápidas sobre as novidades do dia, como anúncios da Apple de novos produtos ou notícias sobre celebridades.
Fonte: Practical Ecommerce