Você decidiu começar um comércio eletrônico, mas como muitas empresas novas você está trabalhando com um orçamento apertado e ainda não possui muitos recursos para contratar um fotógrafo profissional para fotografar os seus produtos. Nesse post vamos ensinar algumas dicas de como fotografar os produtos da sua loja de uma forma mais profissional.
É claro que, além de seguir essas dicas, você deve possuir uma noção mínima de fotografia e uma câmera de qualidade.
Iluminação
O flash muitas vezes pode prejudicar a sua imagem, prefira fotografar durante o dia utilizando a iluminação natural, procure lugares claros próximos a entradas de luz. A luz deve ser suave e bem distribuída, uma luz dura e diretamente apontada para o objeto pode criar muitas sombras e deixar a foto com aspecto amador. Se você decidir utilizar o flash, procure utilizar também um difusor de flash colocando uma fita branca ou plástico branco na frente do flash, isso vai deixar a luz mais suave e bem distribuída. Se você decidir utilizar spots de luz, tenha preferência por lâmpadas brancas, e você pode colocar um pedaço de tecido branco na frente da luz para deixá-la mais suave.
Fundo Branco
Usar um fundo branco é uma ótima opção pois o foco da imagem fica todo no produto apresentado. Também chamado de “fundo infinito”, você pode criar facilmente um desses utilizando um pedaço grande de papel branco ou tecido e posicioná-lo de forma a criar uma curva. Esse tipo de fundo também ajuda na pós-produção da foto, pois permite um recorte mais facilitado do produto caso seja necessário.
Estabilidade
Um cuidado importante ao fotografar é com a movimentação, qualquer movimento ou vibração no momento do clique pode deixar a foto borrada. Uma dica é usar um tripé para deixar a câmera o mais estável possível. Outra opção é trabalhar com o temporizador da câmera, assim você pode programar o momento do clique e vai eliminar qualquer vibração que possa ocorrer no contato com a câmera.
Produtos em seu uso real
Além das fotos do produto em um fundo branco, também pode ser interessante mostrar o produto em seu uso real. Por exemplo, se a sua loja vende objetos de decoração você pode fazer fotos dos objetos em um ambiente real, simulando o seu uso. Para lojas que trabalham com roupas e acessórias é uma ótima opção mostrar fotos de modelos usando as peças, dando uma ideia real de como o produto poderá ficar no corpo do cliente.
Edição
Editar a imagem é parte importante da finalização do seu trabalho. É necessário padronizar as fotos, escolha um tamanho de imagem para ser utilizado no seu site e deixe todas as fotos com, aproximadamente, esse mesmo tamanho. Fazer correção de cores e outros pequenos ajustes podem melhorar muito a sua foto. Caso você não saiba utilizar um software de edição como o Photoshop, existem outros editores gratuitos e mais simples que podem te ajudar.
Fotografar é algo que exige prática, pode não ficar bom logo de início mas continue tentando até encontrar o ponto perfeito para as fotos da sua loja.