Construção de links e marketing de conteúdo

por Shoppub

Os termos “marketing de conteúdo” e “construção de links” descrevem atividades de marketing com ações, estratégias e propósitos distintos. Eles não são a mesma coisa. Mas isso não significa que você não pode usar os dois da mesma forma que você usa e-mail e marketing de conteúdo ou anúncios e marketing de conteúdo juntos.

Construção de links e marketing de conteúdo

As definições a seguir tornarão mais claro a diferença entre os dois.

 

Marketing de conteúdo é o ato de criar, publicar e distribuir conteúdo, como artigos ou vídeos, com o propósito de atrair, engajar e reter consumidores. Quando feito corretamente, ele é uma abordagem centrada no cliente para atrair crescimento e lucro. Ele tem o objetivo de servir, ajudar, informar e entreter. A sua essência é a reciprocidade.

 

Por outro lado, a construção de links é uma forma de otimizar os mecanismos de pesquisa com o propósito de aumentar a qualidade e a quantidade de links externos que levam ao seu site, é um esforço para melhorar o ranking da sua página nos resultados de pesquisa em mecanismos de busca.

 

Relações

Apesar de suas diferenças, existem atividades semelhantes em cada um.

Talvez você precise escrever um artigo para ambos, ou criar postagens para redes sociais. Construção de links e marketing de conteúdo vão precisar que você acompanhe o comportamento do consumidor.  A diferença está no objetivo e no relacionamento.

 

Quando usar a construção de links

Cada empresa verá de uma forma diferente essas duas atividades de marketing. Como ela usa cada uma delas dependerá do que ela deseja conquistar.

 

A construção de links, simplificando, é focada em apresentação. Como uma ferramenta de marketing, seu objetivo é influenciar os algoritmos de busca. Ele busca convencer os mecanismos de pesquisa que um site, em particular, tem um conteúdo importante relacionado com o que foi buscado. Essa criação de links externos para o seu site são usados, de certa forma, para medir a popularidade e utilidade da sua página. Então, encorajar o uso de uma grande quantidade de links qualificados vai impactar diretamente no ranking da sua página.

 

As táticas de construção de links incluem:

– Desenvolver conteúdo de qualidade e útil

– Usar comunicados e releases para estimular artigos

– Enviar artigos para outras publicações ou blogs

– Postar em redes sociais que ofereçam suporte a links

– Contribuir em fóruns e comunidades

– Desenvolver micro sites e landing pages

– Pesquisar e aprender quais palavras e frases são usadas em mecanismos de pesquisa

 

Se uma página tiver um bom ranking em um mecanismo de pesquisa é bem provável que ela tenha muitos cliques, trazendo assim, muitos clientes em potencial para o seu negócio.

 

O foco em novos consumidores faz a construção de links ser popular entre novas empresas, que tem dificuldades em repetir vendas. Essas empresas precisam de novos consumidores.

 

Quando usar marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo tem seu foco em relações duradouras. Lembrando do seu proposito triplo de atrair, engajar e reter consumidores. Ele geralmente requer uma pesquisa para identificar as necessidades e vontades dos consumidores atuais e em potenciais.

 

Você pode criar conteúdo para:

– Ajudar na resolução de problemas e na tomada de decisões das pessoas

– Entreter

– Apresentar pessoas e construir uma comunidade

– Ajudar as pessoas a alcançar o sucesso e ganhar dinheiro

 

Um marketing de conteúdo que foca em algo que é realmente útil pode aumentar a reputação de uma empresa, tornando o seu site um lugar que as pessoas vão querer acessar novamente. Empresas que oferecem produtos difíceis de vender, ou que tem a oportunidade de vender repetidas vezes para um mesmo cliente, vão criar marketing de conteúdo, já que isso tende a fazer os clientes visitarem o seu site novamente.

 

Construção de links e marketing de conteúdo podem se complementar. Uma campanha de construção de links que consegue aumentar o ranking de algumas páginas nas pesquisas e, como consequência, gera mais trafego, pode introduzir o seu conteúdo para potenciais clientes que irão retornar ao seu site para ler mais.

 

De forma similar, uma empresa que é conhecida por criar conteúdo de qualidade pode, primeiramente, se destacar nas pesquisas como um site confiável e, posteriormente, tem seu conteúdo compartilhado e linkado por outras páginas, aumentando a quantidade de links externos de qualidade.

 

Construção de links e marketing de conteúdo não são a mesma coisa. São coisas distintas, mas também são ferramentas de marketing que se relacionam, cada uma é destinada a ajudar a sua empresa a alcançar um objetivo específico. Usando bem, as duas podem ajudar o seu e-commerce a alcançar o sucesso.

 

Fonte: Practical Ecommerce

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