Saber quais são os KPIs mais importantes para os e-commerces ainda é uma grande dúvida para muitas lojas. Por isso, conhecer a resposta para essa questão pode fazer toda a diferença para o sucesso dos negócios, otimizando ainda mais os resultados.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para quem quer ficar por dentro do assunto. A seguir, vamos apresentar 4 indicadores de performance que podem impactar de forma positiva o crescimento da sua loja virtual.
Continue a leitura para saber mais!
1. Taxa de conversão
Podemos dizer que a taxa de conversão é um dos indicadores mais valorizados no mercado de varejo online. E não é à toa que vamos começar a nossa lista de KPIs justamente colocando esse aspecto em destaque!
Afinal, essa avaliação é responsável por identificar quantas das visitas à sua loja efetivamente se transformaram em compras. Dessa forma, é possível medir o volume de vendas em diferentes períodos e, consequentemente, acompanhar como anda a saúde dos seus negócios.
2. Ticket médio da loja
Lado a lado com a taxa de conversão, o ticket médio é outro excelente indicador para determinar o sucesso da sua loja. Pois enquanto o primeiro mede a capacidade do e-commerce de estimular vendas, o segundo avalia o valor médio gasto em cada pedido.
Dessa forma, sua empresa pode ir além do faturamento por consumidor. Por meio da análise do ticket médio é possível identificar também o perfil de compra dos seus clientes. E esse estudo pode inspirar a criação de estratégias de comunicação e de ações promocionais cada vez mais eficazes!
3. Abandono de carrinho
Embora seja um aspecto negativo para qualquer loja, o índice de abandono de carrinhos também é um forte indicativo da performance do seu e-commerce.
Por meio dessa métrica, sua empresa tem a oportunidade de avaliar os principais motivos que levam seus clientes a desistirem de suas compras. Como consequência, é possível desenvolver estratégias eficazes que ajudem a mudar esse cenário, otimizando as taxas de conversão e o ticket médio da sua loja.
4. Satisfação dos clientes
Por fim, não poderíamos concluir este artigo sem ressaltar a importância de monitorar com atenção os níveis de satisfação dos seus clientes. Seja pela quantidade de produtos adquiridos, seja por meio dos feedbacks, é possível entender o quão satisfeitos seus públicos estão com a sua loja.
E aqui, vale a pena ressaltar que para conquistar esses resultados positivos, é essencial investir em algumas estratégias, como:
- realização de estudos sobre o comportamento dos consumidores nas diferentes etapas da jornada de compra;
- implementação de pesquisas para entender as preferências e necessidades dos seus clientes;
- criação de campanhas de marketing que otimizem o relacionamento do público com a sua marca;
- aprimoramento dos canais de comunicação para assegurar um atendimento de qualidade.
E agora que já apresentamos alguns dos KPIs mais importantes para o e-commerce, é hora de investir nas soluções que vão impulsionar os seus negócios. E para isso, você pode contar com o suporte especializado da Shoppub! Acesse o nosso site e conheça todos os recursos que podemos oferecer para sua loja virtual.