Acompanhar os hábitos de consumo dos clientes deve ser uma prática regular para os e-commerces dos mais diferentes segmentos. Afinal, com o surgimento de novas demandas, é muito importante que as empresas estejam prontas para atender às diferentes necessidades e preferências de seus públicos.
Pensando nisso, vamos compartilhar neste conteúdo algumas das principais mudanças nas rotinas de compra dos brasileiros apontadas pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM).
Continue a leitura e prepare a sua loja para garantir um lugar de destaque frente às tendências mais atuais do varejo digital!
1. Busca por opções de pagamento mais flexíveis
Atualmente, não basta oferecer atributos como produtos de qualidade e entrega rápida se o seu e-commerce não conta com opções diferenciadas de pagamento.
Dessa forma, os clientes podem escolher os meios que asseguram mais praticidade ao momento da compra e se sentem valorizados por contar com essa possibilidade.
E na hora de selecionar os melhores métodos de pagamento para sua loja, a dica é focar em dois atributos principais:
- a agilidade em todos os processos;
- a segurança dos dados bancários e de outras informações cadastrais.
2. Preferência por marcas que investem em práticas de responsabilidade socioambiental
Empresas que adotam as famosas práticas ESG, que lidam com preocupações ambientais, sociais e de governança, também têm sido altamente valorizadas pelos consumidores. E aqui não falamos apenas dos millennials e da Geração Z, já que usuários de outras idades e estilos de vida estão demonstrando essa preocupação.
Com esse cenário em mente, tornar o seu e-commerce mais sustentável pode ser uma excelente estratégia! Além de contribuir com o futuro do planeta, esse investimento também ajuda a melhorar a imagem organizacional e o relacionamento com os seus clientes.
3. Valorização da opinião e das dicas compartilhadas pelos digital influencers
Mais do que usuários com um grande número de seguidores, os influenciadores digitais se tornaram a cara das redes sociais. Ao estabelecer conexões genuínas com seus públicos, os creators têm, hoje, o potencial de inspirar tendências, comportamentos e opiniões sobre os mais diversos assuntos.
Cabe às empresas, então, reconhecer esse talento como uma ferramenta de marketing extremamente valiosa. E, assim, estabelecer parcerias com influenciadores que tenham um perfil realmente alinhado às suas marcas, contribuindo com a geração de leads altamente qualificados.
4. Utilização de ferramentas tecnológicas cada vez mais interativas
Por fim, mas não menos importante, o surgimento das novas tecnologias também traz impactos significativos para a rotina dos consumidores.
Com recursos como inteligência artificial, realidade aumentada e realidade virtual, os e-commerces podem chegar a novos patamares, oferecendo experiências de compra altamente imersivas e personalizadas.
Porém, com tantas mudanças e a chegada constante de novas tendências, surge a dúvida: como conseguir acompanhar os hábitos de compra online dos seus clientes? A resposta é simples: contando com o suporte de parceiros como a Shoppub, que são especialistas em soluções para otimizar as atividades do seu e-commerce.
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