Hoje em dia, o uso do neuromarketing no e-commerce já faz parte da rotina de diversas empresas do Brasil e do mundo. Por outro lado, ainda existem muitas dúvidas sobre como aplicar essa estratégia de forma realmente eficiente.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo especial para quem quer ficar bem-informado sobre o assunto! Assim, vamos começar falando um pouco mais sobre o que é o neuromarketing para, na sequência, listar dicas que vão fazer a diferença para seus negócios.
Aproveite a leitura!
Qual é o conceito de neuromarketing?
Em poucas palavras, o neuromarketing pode ser definido como a soma de neurociência, marketing e tecnologia. O objetivo é compreender como funcionam os padrões subconscientes que podem impactar o processo de tomada de decisão dos consumidores.
Na prática, significa contar com aparatos tecnológicos próprios da área médica para avaliar respostas cerebrais, biométricas e de comportamento. Dessa forma, as organizações podem solucionar questões importantes, como:
- as emoções desencadeadas por um determinado anúncio ou ação promocional;
- a reação a diferentes preços e descontos;
- as características de um produto que mais despertam o desejo dos compradores;
- as sensações despertadas dentro dos pontos de venda.
Como resultado, as empresas têm a oportunidade de conhecer seus públicos de maneira ainda mais aprofundada. E, a partir daí, podem aprimorar seus produtos e serviços, e investir em estratégias de marketing cada vez mais atrativas.
Como implementar uma estratégia eficiente de neuromarketing no e-commerce?
Agora que já temos uma breve noção conceitual, chegou a hora de tirar as ideias do papel. A seguir, vamos listar algumas dicas que vão te ajudar a implementar o neuromarketing no e-commerce!
Desenvolva um conhecimento aprofundado sobre a dor do seu cliente
Quais são as dificuldades que os usuários encontram ao acessarem o seu e-commerce? Que aspectos ou ferramentas poderiam ser incluídos para otimizar ainda mais o processo de compra?
Com o suporte do neuromarketing, sua companhia pode encontrar as respostas certas para essas questões, aprofundando-se nas necessidades e gostos mais específicos do seu público.
Reestruture o design da sua loja virtual
O posicionamento dos menus, a distribuição dos produtos, bem como a escolha de cores, formas e fontes são aspectos muito importantes para qualquer e-commerce!
Afinal, essa harmonia garante uma navegação confortável que faz com que os usuários passem mais tempo na sua loja e, consequentemente, efetuem mais compras.
Dê uma atenção especial a todo o conteúdo do seu e-commerce
Lado a lado com um bom design, um conteúdo de qualidade faz toda a diferença para estabelecer uma conexão positiva com os consumidores.
O segredo é alinhar a voz da sua marca a uma linguagem atrativa para chamar a atenção dos seus públicos, gerando conexão e encantamento.
Juntos, todos esses elementos contribuem com o disparo de gatilhos mentais que realmente vão levar os clientes à compra.
E se você gostou deste conteúdo sobre o neuromarketing no e-commerce e tem interesse em conferir novas dicas, continue aqui no blog da Shoppub. Toda semana, trazemos informações relevantes e dicas incríveis que vão fazer suas vendas decolarem ainda mais!