Os últimos anos trouxeram grandes desafios para as empresas dos mais diversos segmentos. E no mercado online a dinâmica não foi diferente! Pensando nisso, preparamos este conteúdo com o objetivo de investigar como a pandemia impactou o e-commerce.
Ao longo do texto, vamos traçar um panorama sobre o que mudou no cenário comercial, além de apresentar algumas tendências para o futuro do comércio eletrônico.
Continue a leitura para saber mais!
Quais foram os principais impactos trazidos pela pandemia?
Primeiramente, é interessante observarmos que o crescimento das lojas virtuais não aconteceu do dia para a noite. Ao longo dos anos, diversas companhias (principalmente as grandes redes), começaram a dar os seus primeiros passos no universo digital.
Assim, podemos dizer que a pandemia na verdade acelerou esse processo e impulsionou um número cada vez maior de empresas a investir no meio online.
Prova disso, é que de acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), foram criados mais de 100 mil novos negócios pela internet em apenas dois meses, entre os meses de março e maio de 2020. Ou seja, uma loja virtual por minuto. Impressionante, não é?
Mas a urgência de migrar suas operações para o meio digital para atender à demanda dos consumidores não foi o único desafio enfrentado pelos gestores.
Desde a implementação das primeiras meditas de distanciamento social, as empresas precisaram lidar com uma série de implicações, como:
- fechamento das lojas presenciais por tempo indeterminado;
- tempo de adaptação do público para utilizar as ferramentas digitais;
- custos emergenciais para a implementação do e-commerce;
- desequilíbrio entre as demandas e a capacidade de produção;
- falta de insumos e atraso na entrega de materiais;
- inflação refletida no aumento dos preços de matérias-primas e fretes.
Quais são as perspectivas para o futuro do e-commerce?
Para as empresas que conseguiram lidar com os impactos da pandemia e investiram em soluções para ampliar seu potencial de vendas online, melhorando o relacionamento com seus clientes e, ainda, conquistando novos públicos, o futuro traz boas oportunidades de crescimento!
Mesmo após a flexibilização das medidas restritivas e a retomada gradual das atividades presenciais, a praticidade de receber os produtos sem sair de casa e a agilidade nas entregas ainda continuam sendo aspectos bastante atrativos para diversos compradores.
E ao pensarmos no tão aguardado cenário pós-pandêmico, podemos identificar algumas tendências interessantes, como:
- o surgimento de funcionalidades como o WhatsApp Pay, e o Payments 2.0, do Telegram;
- popularização de soluções financeiras que vão além dos boletos e cartões de crédito, como o PIX e os QR codes de pagamento;
- evolução do formato phygital, integrando as modalidades presenciais e virtuais de negócio para oferecer experiências de compra cada vez melhores;
- valorização de atendimentos cada vez mais personalizados, com ofertas de produtos customizados e condições únicas de compra para cada perfil de cliente.
E o segredo para aproveitar as vantagens desse cenário, é contar com o suporte de uma empresa que seja realmente especialista no assunto. Esse é o seu objetivo? Então entre em contato com a Shoppub e conheça nossas soluções para impulsionar sua loja virtual!