Com pouco mais de um mês para a sua realização, os consumidores já estão se preparando para a Black Friday 2019. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google em parceria com a Provokers, as intenções de compra para a maior liquidação do e-commerce cresceram 58% em 2019.
A pesquisa foi realizada com 1500 consumidores online de todo o País, e vem para entender como o consumidor se relaciona com a data, auxiliando e melhorando o desempenho de lojistas e parceiros do Google na Black Friday desse ano.
Os números são positivo, pois demonstram um aumento de 8 milhões de consumidores se envolvendo com a Black Friday 2019 em relação a 2018.
Além do aumento na intenção de compra, a pesquisa também mostrou que a data já é conhecida pela maioria dos brasileiros. Do total de entrevistados, 99% disse que já sabem do que a data se trata, e 76% dos consumidores já entendem que o evento não se resume a apenas um dia, podendo se estender pela semana da Black Friday, dias posteriores e até o mês todo de novembro.
O que vão comprar na Black Friday 2019?
Mesmo sem saber como vão ser as promoções, 69% dos consumidores já sabem em quais categorias pretendem comprar na liquidação desse ano, sendo que 87% dos entrevistados pretende comprar em mais de uma categoria, com uma média de 6,5% de categorias por consumidores. Em relação a 2018, eram apenas 3,9% de categorias.
Como consequência, muitas categorias tiveram um aumento significativo na intenção de compras:
- Veículos: +300%
- Plano de celular: +250%
- Bebidas não alcoólicas: +200%
- Serviços financeiros: +200%
- Imóveis: +200%
- Alimentos: +150%
- Cursos: +133%
Além do aumento nas vendas dessas categorias, o Ticket Médio esperado também é bem alto. De acordo com as respostas, o valor médio previsto nas compras é de R$1,3 mil.
Onde vão comprar?
Outro dado interessante é sobre a relação de compras online e off-line. Para esse ano, a previsão é que as compras se equiparem nesses dois canais.
A pesquisa mostra uma tendência de compra bem próxima, com 38% dos consumidores pretendendo comprar apenas em lojas online, e 37% apenas em lojas físicas. Os outros 25% pretendem comprar em ambos os canais.
Esses dados revelam a importância de ter uma operação que atue em ambos os canais, oferecendo a comodidade para que o cliente escolha como e onde quer comprar.
Sobre a forma como escolhem onde comprar os produtos, 53% dos consumidores disse que o valor das mercadorias é o fator principal, porém, outros fatores como confiança na loja, entrega, logística, experiência do consumidor com a loja e inovação também tem um grande peso na escolha.
Em resumo: a pesquisa mostra que o consumidor já está mais familiarizado do que nunca com a Black Friday e que é necessário que as marcas trabalhem cada vez mais a confiança e a qualidade no trabalho oferecido, atraindo novos consumidores e sendo lembrada em datas comemorativas.
Criar condições favoráveis para seus clientes e reforçar o fator credibilidade serão fundamentais para se dar bem na Black Friday 2019.
Prepare-se e boas vendas.
Com informações do E-commerce Brasil