A Black Friday desse ano deve agradar em cheio os lojistas, isso porque o faturamento pode ser 15% maior do que em 2017, chegando a R$2,43 bilhões de reais. Os dados são de um levantamento realizado pela Ebit/Nielsen.
Marcada para 23 de novembro, espera-se que a Black Friday desse ano receba cerca de 4 milhões de pedidos, uma alta de 6,4% em relação ao ano anterior. O ticket médio também deve ter alta, ficando em R$607,50, um crescimento de 8%.
O estudo da Ebit/Nielsen ainda aponta uma consolidação da data como uma das mais importantes do e-commerce nacional, cerca de 88,6% dos consumidores tem intenção de comprar na Black Friday, e apenas 35% dos consumidores ainda desconfiam dos descontos oferecidos na data.
A credibilidade continua sendo um fator fundamental para a Black Friday, cerca de 39% dos consumidores disseram que a confiança na marca é determinante na escolha de onde comprar. Além disso, um menor prazo de entrega também é fundamental para 26% dos compradores.
Quando vão comprar?
Apesar da Black Friday ser celebrada em apenas uma sexta-feira, é comum que muitos lojistas utilizem o período pré e pós data para expandir as ofertas. Esse comportamento já é conhecido dos consumidores, o que faz com que eles distribuam suas compras ao longo da semana em que o evento acontece.
A maior parte dos consumidores, 46%, pretende realizar suas compras na sexta-feira, outros 22% pretendem comprar após a data, entre os dias 24 e 30. Já 13% preferem aproveitar promoções pré Black Friday, entre os dias 16 e 22.
Natal
Mesmo com a proximidade com as festas de fim de ano, a Black Friday não deve representar uma ameaça as vendas de Natal. Apenas 26% e 20% dos consumidores pretendem aproveitar a data para adiantar as compras de natal e “comprar algo para a família” e “dar de presente”, respectivamente.
A grande maioria dos consumidores, 69%, pretende comprar algo para uso próprio.
Top 10: categorias mais desejadas
A pesquisa da Ebit também questionou quais as categorias mais desejadas pelos consumidores nesse ano. O Top 10 ficou assim:
- Eletrônicos
- Eletrodomésticos
- Smartphones
- Informática
- Moda e acessórios
- Cosméticos e perfumaria
- Casa e decoração
- Livros
- Brinquedos e games
- Esporte e lazer
Metodologia
Para realizar o estudo, a Ebit/Nielsen conduziu um questionário online que contou com a participação de 3013 consumidores entre os dias 25 de julho e 14 de agosto de 2018.