Desde os anos 1990 a Black Friday acontece nos Estados Unidos, sendo um dos eventos mais aguardados no fim do ano. Ela chegou tímida em 2010 no Brasil, mas aos poucos foi conquistando adeptos e já é uma das datas mais importantes do comércio nacional. A sexta-feira dos preços baixos acontece no dia 25 de novembro desse ano e a expectativa é alta.
De acordo com dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), espera-se que a data movimente R$2,14 bilhões, um aumento de 18% em relação ao mesmo período de 2015. O levantamento leva em conta o período entre os dias 24 de novembro e 27 de novembro.
Em relação aos pedidos, o e-commerce brasileiro deve receber cerca de 7,63 milhões de pedidos, com um ticket médio de R$280. Os produtos mais buscados devem ser celulares, eletrônicos, eletrodomésticos e informática.
Cuidados
Assim como traz vantagens, a Black Friday também traz muitas dores de cabeça para os lojistas. É preciso planejar toda a operação para que a loja funcione e seja possível realizar o pós venda sem grandes dores de cabeça.
A segurança é um dos fatores de risco, é comum hackers intensificarem seus ataques nesse período afim de cometer fraudes e até sequestros de lojas. O ideal é se preparar para esse tipo de problema e contratar antecipadamente uma empresa de solução de segurança para proteger o seu site. Investir em segurança traz credibilidade para a sua loja e faz o seu consumidor se sentir protegido ao realizar a compra, não é algo que deve ser utilizado apenas na Black Friday, a segurança deve ser constante.
Além de proteger os dados da sua loja, os dados dos seus clientes também deve ser protegidos. Os protocolos de segurança SSL devem estar ativos, e serem facilmente identificados pelos usuários através da URL tipo “https”.
Cuide para que a sua loja funcione perfeitamente durante a Black Friday, sem lentidões e problemas de acesso. Não há nada pior do que prometer e não entregar o desejado ao seu cliente.
Produtos
Além da segurança, também é bom fazer um inventário do seu estoque e deixar claro a quantidade de produtos disponíveis para cada promoção.
Dê destaque aos produtos, crie banners com imagens que chamem a atenção do cliente, anunciando a oferta. Trabalhe bem as cores na sua loja, utilize o preto para trazer o clima da Black Friday para o seu negócio. Trabalhar as cores na sua loja cria uma identificação de que você está participando da Black Friday, e fará com que o cliente dê uma atenção maior a sua loja e até planeje comprar seus produtos.
Utilize de chamadas como “de R$xxx para R$xxx”, destacando o quanto o cliente pode economizar. Os clientes gostam de saber exatamente quanto está sendo dado de desconto durante a Black Friday, eles comparam os preços antes e depois da promoção. Trabalhe as suas chamadas informando a quantidade de desconto e a duração da promoção.
Facilite a compra do cliente criando uma vitrine de produtos para a Black Friday, separe por categorias e dê destaque aos produtos com promoções mais atrativas. Se for oferecer frete grátis, essa informação deve estar em destaque, pois é um fator decisivo na hora da compra.
Planeje bem para não ter surpresas desagradáveis e tornar essa data tão importante em um pesadelo. Boa sorte e boas vendas.