Um dos maiores medos dos lojistas no e-commerce em relação às vendas de fim de ano, é acreditar que a Black Friday vai espantar os consumidores das vendas de Natal. Porém, um levantamento do Compre & Confie mostrou que isso não aconteceu em 2019.
De acordo com o levantamento, foi registrado um faturamento de R$14,1 bilhões entre 15 de dezembro e 24 de dezembro de 2019, um aumento de 29,9% em relação a 2018.
Além disso, o número de pedidos também cresceu, somando mais de 31 milhões de compras no final de 2019.
Categorias com mais vendas
O levantamento da Compre & Confie dividia as categorias mais vendidas em dois grupos, as que registraram um maior faturamento e as com o maior número de pedidos:
Categorias com maior faturamento:
- Telefonia e Eletrodomésticos 14,8%
- Ventilação 14%
- Entretenimento 10,3%
- Moda e Acessórios 7,4%
- Informática e Câmeras 6,8%
Categorias com maior número de pedidos
- Moda e Acessórios 15,2%
- Entretenimento e Beleza 10,9%
- Perfumaria e Saúde 10,1%
- Artigos Para Casa 6,7%
- Telefonia 5,7%
Tentativas de fraudes também cresceram
Contudo, junto com o aumento nas vendas, também foi registrada uma alta nas tentativas de fraude no e-commerce.
Segundo um estudo realizado pela ClearSale, empresa especializada em plataformas antifraude no e-commerce, a tentativa de compras fraudulentas aumentou 91% em relação a 2018.
De acordo com a empresa, foi evitado um prejuízo de R$292,5 milhões em compras. Em 2018 esse número foi de R$153,1 milhões.
O aumento nas fraudes pode estar diretamente relacionado com o aumento nas compras realizadas pela internet e a popularização do comércio eletrônico, além de uma melhoria e atualização constante nos sistemas antifraudes para detectar comportamentos suspeitos.
As categorias preferidas pelos fraudadores são smartphones, games e bebidas.
Perfil dos consumidores
O levantamento também trouxe dados sobre o perfil dos consumidores que mais compraram no último mês de 2019.
As mulheres lideraram as compras no e-commerce com 53,4% dos pedidos. Já os homens foram responsáveis por 46,6% das vendas.
Em relação à faixa etária, os consumidores entre 36 e 50 anos foram os principais compradores desse Natal com 34,6% de participação nos pedidos. Em seguida, os clientes entre 26 e 35 anos somaram 33,3% das compras.
Os jovens até 25 anos tiveram 18% e por último os consumidores com mais de 51 anos fecharam com 14,1% das compras.
Regiões com mais vendas
O Sudeste continua sendo a região com o maior volume de vendas com 66,7% dos pedidos realizados, seguido pela região Sul com 13,7%.
Em terceiro lugar temos a região Nordeste com 12,1%, em quarto a Centro-Oeste com 5,5% e por último a região Norte com 2% dos pedidos.
E você? Como foram as vendas do seu e-commerce no Natal?
Não se esqueça de se cadastrar na nossa newsletter para receber todas as novidades do Blog Shoppub, além de curtir nossa página no Facebook.
Com informações do Blog ClearSale.