Pensar em estratégias para impulsionar a vendas dos diferentes modelos de e-commerce no Natal ainda é um desafio para muitos gestores.
Porém, dependendo do segmento de atuação, as necessidades e interesses do público podem passar por diversas mudanças. Além disso, novas tendências e concorrentes surgem a todo momento e exigem que as lojas se adaptem com agilidade para garantir seu espaço no mercado.
Nesse momento, mais do que buscar soluções mirabolantes e complexas, a nossa dica é fazer uma análise mais aprofundada do momento atual do seu negócio. Afinal, o final do ano é a melhor época para fazer uma boa reflexão, não é mesmo?
Então continue a leitura e vamos juntos fazer esse exercício!
1. Pense nas ações que foram um sucesso em anos anteriores
Lado a lado com a Black Friday e o Dia das Mães, o Natal é uma das datas que geram mais vendas durante o ano. Com essa realidade em mente, a primeira reflexão que destacamos é a importância de olhar de forma crítica para as ações passadas da sua loja.
Aqui, é importante listar de maneira detalhada todas as estratégias que foram bem-sucedidas — da divulgação da campanha às vendas; da logística ao pós-venda.
Com essas informações em mãos, é possível utilizar esses aspectos que funcionaram em outras ocasiões, assegurando bons resultados para sua loja.
2. Avalie quais são as estratégias que devem ser aprimoradas
Dar continuidade às ações que apresentaram retornos positivos é uma decisão essencial para o seu e-commerce. Por outro lado, existem aquelas iniciativas que não apresentam um desempenho tão positivo durante as campanhas promocionais.
Esse fenômeno pode acontecer por uma série de motivos. Entre eles, podemos destacar:
- a oferta de promoções e descontos menos atrativos que os da concorrência;
- a criação de kits de produto que não despertaram o interesse do seu público;
- a implementação de um sistema de logística que não conseguiu suprir a demanda;
- o desenvolvimento de campanhas que não geraram um bom engajamento;
Seja qual for a justificativa encontrada, o importante é reconhecer o que precisa ser aprimorado. Dessa forma, sua loja terá a possibilidade de reajustar a rota para conquistar os clientes e ampliar as vendas.
3. Entenda como as mudanças do mercado impactam seu modelo de negócios
Avaliar o que está acontecendo do lado de fora do seu negócio pode fazer toda a diferença para o sucesso da sua campanha natalina. E, nesse cenário, a melhor solução é ter um conhecimento aprofundado da evolução do seu mercado de atuação ao longo dos últimos anos.
Assim, é possível ter uma visão global dos fatores que mais impactaram o desempenho da sua loja. Além disso, esse estudo também pode levar a uma previsão mais assertiva das tendências que, certamente, farão a diferença para o crescimento da sua empresa.
E se você gostou deste conteúdo, temos uma boa notícia. Aqui no blog da Shoppub, compartilhamos outras dicas e informações que vão transformar a performance do seu e-commerce no Natal. Acesse e aproveite a leitura!