2022 já está se despedindo e chegou a hora de voltarmos as nossas atenções para as novas oportunidades do próximo ano. Pensando nisso, vamos listar neste conteúdo as 5 principais tendências do e-commerce para 2023.
Então, continue a leitura para ficar por dentro do assunto e aproveitar as novidades que vão impulsionar ainda mais as suas vendas!
1. Sustentabilidade
Atualmente, as marcas que investem em iniciativas sustentáveis são cada vez mais valorizadas pelos consumidores. E, para o próximo ano, essa tendência promete ganhar ainda mais força nos diversos segmentos de mercado.
Mas para garantir que a sua empresa consiga atender às demandas por posturas ecologicamente mais eficientes, é interessante apostar em estratégias como:
- a utilização de embalagens fabricadas a partir de materiais recicláveis;
- o desenvolvimento de um sistema inteligente de logística;
- o descarte do lixo gerado pelos processos produtivos de forma adequada;
- a preferência por fontes de energia limpa e a aquisição de equipamentos mais econômicos;
- a criação de programas de conscientização para os colaboradores.
2. Social commerce
Além de estabelecer conexões valiosas entre os usuários e suas marcas favoritas, as redes sociais ainda são excelentes canais de vendas!
Ao garantir mais praticidade para visualizar e adquirir produtos, facilitando também o contato com a loja, o s-commerce tem atraído cada vez mais clientes. Do ponto de vista organizacional, é uma ótima solução tanto para aumentar as vendas e mensurar resultados, quanto para oferecer experiências de compra exclusivas.
3. Mobile shopping
Com o desenvolvimento de novas tecnologias e aplicativos realmente interativos, diversas atividades da nossa rotina já podem ser realizadas por meio dos smartphones. Assim, o mobile commerce, ou simplesmente m-commerce, é outra estratégia que tem se tornado bastante popular e que promete crescer ainda mais em 2023.
Nesse novo cenário, a dica é investir em soluções que tornem o seu e-commerce responsivo. Como resultado, será possível melhorar o ranqueamento nos motores de busca, ampliar o alcance de público da sua loja e, consequentemente, aumentar as suas vendas.
4. Diferentes opções de pagamento
Tornar os processos de pagamento mais ágeis, práticos e seguros é outro grande diferencial que pode trazer retornos bastante positivos para o seu e-commerce.
Entre as opções que merecem uma atenção especial, podemos destacar as criptomoedas, os QR Codes e sistemas digitais, como o PIX. Porém, as modalidades mais tradicionais, como cartões e boletos, continuam sendo bastante populares. Aqui, a dica é diversificar!
5. Atendimento automatizado
Os assistentes virtuais podem melhorar significativamente a experiência dos clientes, estreitando ainda mais o relacionamento com a sua marca.
Quando desenvolvidos adequadamente, esses bots podem solucionar uma série de demandas com bastante agilidade. Além disso, o tom da comunicação pode ser padronizado, otimizando todo o atendimento.
Por fim, vale a pena destacar que algumas dessas tendências do e-commerce para 2023 já ganharam destaque aqui no blog da Shoppub. Isso demonstra que estamos sempre de olho no que há de mais atual no mercado e podemos oferecer as melhores soluções para sua loja virtual. Acesse o nosso site e conheça mais sobre as nossas ferramentas e a nossa plataforma!