Um dos modelos de e-commerce que causa mais estranheza é o do setor alimentício. Afinal, como garantir que um produto comprado pela internet possa chegar ao consumidor de forma própria para o consumo? Porém, esse setor está em franco crescimento e ele se desdobra em diferentes categorias, desde marcas que vendem seus próprios produtos a supermercados.
A logística nesse tipo de e-commerce é o fator principal para alcançar o sucesso, principalmente quando se trabalha com produtos perecíveis. Porém, essa mercado ainda não é tão explorado e com um bom planejamento e algo que te destaque da multidão a sua empresa poderá navegar em um oceano azul de possibilidades e crescimento. Veja abaixo alguns cuidados necessários.
Informações
Em um e-commerce alimentício o detalhamento dos produtos faz toda a diferença, principalmente se for um produto de fabricação própria e não tão conhecido no mercado. Forneça informações como os benefícios do produto, seu modo de fabricação, tabela com os valores nutricionais, ingredientes e até mesmo se o produto é livre de glúten ou gorduras trans. O tempo de entrega também deve ser claro. Veja abaixo o detalhamento de produtos da nossa loja parceira Native.
Entrega
O tipo de entrega depende muito do tipo de produto que você vende no seu e-commerce. Se a sua loja trabalha com produtos perecíveis, a entrega deve ser feita em um prazo curto de tempo para que o produto mantenha o seu frescor. Nesse caso também é interessante investir em embalagens com isolamento térmico. Para alguns produtos é necessário restringir a região de entrega para localidades próximas que possam ser atendidas de forma rápida e que garanta a qualidade do produto no recebimento.
Já com produtos não perecíveis é possível expandir a área de entrega e até utilizar o serviço dos correios, mas sempre deve-se garantir que o produto chegue em perfeito estado ao consumidor final.
Armazenamento
Além de garantir uma embalagem adequada para o transporte do produto, é preciso possuir um local apropriado para o armazenamento deles. Alguns produtos necessitam de geladeiras e outros podem ficar em prateleiras ou armários. O cuidado com a temperatura e limpeza do armazenamento é essencial para garantir a qualidade dos seus produtos.
Restaurantes
Uma modalidade crescente no e-commerce alimentício é a dos restaurantes que oferecem serviços para fazer pedidos e reservas através do seu site.
Essa é uma forma muito mais fácil e cômoda de fazer um pedido do que pelo telefone. Muitas vezes o cliente não possui o cardápio e tem que fazer várias perguntas para saber o que pedir, através de um site o restaurante oferece um cardápio virtual com todas as informações que o consumidor precisa.
Pelo site o restaurante também poderá informar o tempo de demora da entrega, valores, horário de funcionamento e área de entrega.
Supermercados
Já imaginou que prático não precisar ir até o supermercado para fazer as suas compras? Algumas redes de supermercado, como Pão de Açúcar, já aderiram ao e-commerce. O cliente pode fazer as suas compras através da loja virtual e escolher receber em sua casa ou retirar na loja mais próxima, evitando todas as filas e a demora que uma compra dessas geralmente traz. Nesse modelo o controle de estoque é fundamental para que nem você e o seu consumidor sejam surpreendidos.
Por mais que o e-commerce alimentício traga grandes desafios, se bem planejado e administrado ele possui grandes chances de crescimento. Como todo negócio, parte do segredo é estabelecer uma boa relação com os seus clientes.