Chegamos em dezembro e você, lojista, já deve estar com as baterias carregadas para aumentar as vendas no último mês do ano. Ao mesmo tempo, sua equipe já se prepara para também fazer o balanço anual de vendas. Afinal, quem empreende precisa ter os números na ponta do lápis para programar os próximos investimentos. Falando nisso, aqui na Shoppub preparamos um resumo do quem vem por aí no próximo ano. Portanto, prepare-se para conhecer as tendências para o comércio eletrônico em 2022.
Mas antes de apresentarmos as novidades, vamos dar uma olhada no desempenho da Black Friday este ano. Acompanhe!
Números da Black Friday
Pesquisas preliminares apontam que o e-commerce brasileiro teve um resultado de vendas estimado em R$ 4,2 bilhões. Isso significa um crescimento de 5% em relação a 2020.
O número de pedidos foi de 5,6 milhões, e o ticket médio de R$ 753. Os dados foram divulgados pela Exame e apurados junto à NielsenIQ|Ebit, empresa referência de pesquisa e análise de dados do comércio eletrônico brasileiro.
Esse cenário, claramente, aponta o crescimento do comércio eletrônico no país.
O fato é que, cada vez mais, o consumidor usa a internet para fazer compras.
Mas como se diferenciar em um mercado tão competitivo?
Bem, apostar nas tendências para o comércio eletrônico em 2022 já é um bom começo para atrair a atenção do consumidor.
Continue nos acompanhando para saber mais.
Invista nas redes sociais
Sem sombra de dúvidas, as redes sociais são excelentes canais de vendas. Isso porque milhões de pessoas passam boa parte do dia e da noite conectadas.
Assim sendo, quais as vantagens do social selling ou venda social?
A venda social traz benefícios tanto para quem compra, quanto para quem vende.
É uma oportunidade extra de apresentar sua loja por meio de anúncios criativos e persuasivos. Além disso, é possível promover maior engajamento de sua marca.
Aqui, a ideia é despertar no consumidor um desejo que nem mesmo ele sabe que tem.
A propaganda de um bom produto com preço atrativo é uma excelente vitrine nas redes sociais para sua loja virtual. E o melhor: tem o poder de atrair seu público para comprar, ainda mais se sua loja caprichar no atendimento.
Portanto, aposte nesta tendência! Seu e-commerce vai atrair mais tráfego para o site e, dessa forma, sua empresa pode mostrar mais outros produtos.
Vender pelas redes sociais também facilita a comunicação com seu público. Fique atento ao que os consumidores estão falando sobre sua marca.
Você poderá criar estratégias para reter e fidelizar seus clientes. Compartilhe conteúdo do segmento de atuação de sua loja. Acompanhe de perto a jornada do cliente e corrija eventuais falhas.
Sua marca vai, aos poucos, tornar-se referência nas redes sociais.
Invista em novas tecnologias
Se tem algo que veio para ficar é a tecnologia. No entanto, não basta apenas investir em um sistema e acreditar que está tudo resolvido.
A tecnologia é dinâmica e, para que seu e-commerce se mantenha competitivo, esse item deve estar na pauta de sua empresa.
Tenha em mente que cada vez mais os consumidores fazem suas compras por meio de dispositivos móveis, como os smartphones, por exemplo.
Assim, entre as tendências para o comércio eletrônico em 2022 estão os Super Apps.
Estes aplicativos facilitam a vida do consumidor, pois concentram sistemas como chat, pagamentos, compras, entre outros benefícios, em um só lugar. E isso significa economia de tempo.
A Inteligência Artificial (IA) também continua sendo uma forte tendência em 2022.
Seu e-commerce poderá automatizar muitos processos nas áreas de atendimento com o uso dos chatbots, automação dos estoques, mecanismos antiabandono de carrinho de compras, além de outras funcionalidades.
Como dissemos acima, nesse universo da tecnologia as atualizações são constantes e muitas outras tendências devem acompanhar o ano.
Por isso, busque sempre ficar atento sobre as novidades do setor. E, se tiver dúvidas, fale com os especialistas da Shoppub. Afinal, tecnologia é o nosso negócio!
Influenciadores digitais
Eles falam com milhares de pessoas ao mesmo tempo pelas redes sociais. São capazes de transformar coisas simples em algo muito desejado por seus seguidores.
Estamos falando dos influenciadores digitais ou microinfluenciadores. Eles têm um incrível poder de reter a audiência.
Por isso, promovem engajamento para marcas e produtos. E com grandes chances de conversão de vendas. Em outras palavras, divulgar seu produto junto a esse público vai significar mais visibilidade para sua loja on-line.
Live Commerce
Desde o início da pandemia de Covid-19, essa estratégia de vendas tem se mostrado eficiente. A cada dia a live commerce conquista mais os consumidores.
E, ao que tudo indica, esta também é mais uma das fortes tendências para o comércio eletrônico em 2022.
Isso porque, a partir das transmissões ao vivo, é possível promover vendas com descontos relâmpagos, fazer promoções e conversar com o público para tirar dúvidas.
Só para se ter uma ideia do alcance da live commerce, somente este ano mais 320 milhões de pessoas na China fizeram pelo menos uma compra por meio de transmissão ao vivo. As informações são do site EMarketer.
E o Brasil segue firme nesta tendência. Portanto, não deixe de considerar esta estratégia de vendas em seu e-commerce.
Por fim, vale lembrar que, para além destas tendências, você deve sempre buscar formas de melhorar os pilares do seu e-commerce.
Inove e invista com frequência no atendimento humanizado; na comunicação e no marketing; na gestão de estoques e na logística. E não se esqueça de cuidar do pós-venda junto a seu público.
Treine sua equipe e lembre-se de que um cliente satisfeito vai sempre voltar.
Acompanhe as tendências do setor e faça as mudanças necessárias para que sua loja fique sempre na memória do seu cliente. E se precisar de suporte para destacar sua empresa, conte com a Shoppub. Estamos prontos para te atender.
Fonte: Freepik
Leila Monteiro