Certamente, você que é empreendedor já ouviu dizer que “o cliente é o rei”, não é verdade? Afinal, é ele, o cliente, o elo mais importante na relação comercial. Em outras palavras, sem clientes, não há vendas. Partindo dessa máxima, neste artigo vamos dar dicas para que você invista no cliente e aumente as vendas on-line.
Quais as dores do seu cliente?
Conhecer as dores ou os desejos do seu cliente por si só já é um grande exercício. Uma tarefa, no mínimo, desafiante. Isso porque, no mundo do e-commerce, tudo ocorre num ambiente virtual.
Em outras palavras, se a abordagem não é feita de forma correta, existe o risco de espantar o cliente. No entanto, existem algumas técnicas para que você possa ir direto ao alvo e criar uma relação de confiança com seu público.
Mantenha a disciplina
Atuar no universo on-line requer muita organização em toda a estrutura do negócio. Cada detalhe faz a diferença na hora de vender. Produtos de qualidade, logística impecável, atendimento e pós-venda de primeira são fundamentais para qualquer negócio.
No entanto, apenas isso não basta para o negócio prosperar. Para que a relação de compra e venda se estabeleça e permaneça, você, lojista, precisa estar atento a outros aspectos.
E é aqui que a disciplina faz a diferença. Será que seu e-commerce conhece realmente as necessidades dos clientes?
Entenda o seu cliente
Não é novidade para ninguém que o mercado digital tem evoluído muito nos últimos anos. Hoje, já é possível encontrar softwares que ajudam a entender as necessidades de quem está do outro lado da tela; ou seja, você pode contar com a inteligência artificial nesse processo.
Porém, existem outros caminhos para chegar até seu público. Uma boa dica é analisar seu nicho de atuação. Por exemplo: se seu e-commerce atua no ramo de sapatos masculinos, certamente, vale a pena pesquisar sobre as últimas tendências do mercado da moda.
Assim sendo, leia sobre as preferências do seu público. Invista nas redes sociais para entender o que ele está consumindo. Tente conhecer os hábitos dos seus consumidores.
Lembre-se: o importante é fazer com que, ao encontrar sua loja, o cliente consiga ter as respostas que tanto busca.
Estimule sua equipe
Conhecimento para dar resultado precisa ser partilhado. Então, converse com sua equipe. Fale sobre a estratégia que deve ser seguida para encantar os consumidores. É fundamental haver um alinhamento no discurso de todos.
Portanto, bem mais que apenas treinar sua equipe de atendimento, estimule o grupo a ficar próximo dos seus clientes. Um bom vendedor consegue fidelizar consumidores e ainda potencializar futuras vendas.
Afinal, como já dissemos outras vezes, atendimento personalizado gera mais negócios.
Invista na satisfação do seu público
Assim como você direcionou seus esforços para encantar seus clientes desde o primeiro contato, agora é a vez de fazer com que eles voltem a comprar. Afinal, em todas as fases desta estratégia tudo é pensado para que você invista no cliente e aumente as vendas.
Assim sendo, seu e-commerce deve criar maneiras para envolver esse cliente. Ou seja, a jornada de compra precisa ser positiva de tal modo que, da próxima vez que ele precisar de algo, vai logo lembrar de sua loja.
Por outro lado, seu e-commerce não precisa ficar esperando o cliente aparecer; sua loja pode se fazer presente na vida deste consumidor de diferentes formas.
Portanto, uma vez mapeadas as preferências do seu público, invista em estratégias de marketing para fidelizá-lo.
Algumas ações podem ajudar nesse processo. Anote estas dicas: envie lembretes em datas específicas avisando sobre promoções; ofereça brindes no mês do aniversário de seus clientes; aposte também em descontos exclusivos.
Outra ideia é investir em cupom de desconto para usar em futuras compras. Crie campanhas para chamar a atenção do seu público. Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e atrair o consumidor.
O importante é fazer com que seu cliente não abra mão de comprar em sua loja virtual. Afinal, é essencial que ele tenha a certeza de que lá ele encontra exatamente tudo o que precisa.
Deixe os canais sempre abertos
Você já leu aqui em nosso blog mas a gente não se cansa de repetir: comunicação é um pilar fundamental quando se fala em vendas.
E já que o cliente é mesmo o ‘rei’ do seu e-commerce, facilite essa comunicação com ele; crie canais para que seu público possa deixar as impressões sobre a experiência de compras.
Além dos tradicionais meios que sua loja já disponibiliza, uma boa dica é criar uma ouvidoria. Desse modo, você conseguirá ter a clara percepção sobre como foi a experiência do cliente em seu e-commerce.
Isso vai facilitar na correção de possíveis falhas que eventualmente tenham ocorrido durante a jornada de cada um.
Faça o dever de casa
Agora que você já anotou estas dicas sobre como sanar as dores dos clientes e, ao mesmo tempo encantá-los, aproveite para reunir sua equipe e traçar os próximos passos.
Juntos, será possível aprimorar os processos com uma abordagem mais personalizada e exclusiva. Tenha sempre em mente o quanto é importante mapear todo o caminho percorrido pelo consumidor em seu e-commerce. Aproveite para colocar em prática todas as dicas já neste fim de ano.
Afinal, estamos às portas de grandes eventos que devem movimentar o universo de vendas on-line, como a tradicional Black Friday, que este ano será no dia 26 de novembro. E nós, da Shoppub, queremos que você, lojista, invista no cliente e aumente as vendas de maneira eficiente e estratégica durante este período.
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