Após as vendas na Black Friday de 2019, você e sua equipe de marketing provavelmente levaram um bom tempo para avaliar o que funcionou, o que não funcionou e o que poderia ser melhorado para 2020. Ao final das contas, vocês traçaram um “plano” para garantir que a Black Friday 2020 seja muito bem sucedida.
Entretanto, ao longo do ano, o varejo mudou de uma hora para outra, as prioridades das pessoas mudaram, o envolvimento do cliente mudou, e o mesmo vai acontecer com a Black Friday deste ano. Mas, antes de se conformar com expectativas mais sombrias, você tem que lembrar que 2020 rendeu muitas oportunidades para o comércio eletrônico.
Hoje o comércio eletrônico está na ponta da língua dos consumidores. Isso significa que seus canais digitais estão mais eficientes para envolver o cliente. Assim, você ainda pode “planejar” experiências atraentes para os clientes e impulsionar as vendas do seu e-commerce.
Nesse sentido nós preparamos três dicas para ajudar seu e-commerce a registrar vendas memoráveis durante a Black Friday 2020!
1 – Vendas “Flash” de troca rápida
Os varejistas de lojas físicas se acostumaram a fazer vendas de cair o queixo em um único dia de Black Friday nos últimos anos. Entretanto, com o COVID-19 pairando no ar (literalmente), o comércio de muitas cidades está parcialmente ou totalmente fechado. Assim, as vendas das lojas físicas em 2020 serão muito abaixo das vendas dos anos anteriores.
Por outro lado, a Black Friday virtual de 2020 tem tudo para ser uma das mais lucrativas da história.
Nesse cenário, o uso de campanhas voltadas para vendas “flash” com duração de 1 hora, por exemplo, pode ser uma boa estratégia de vendas para essa Black Friday. Colocar uma restrição de tempo em sua venda online irá despertar uma urgência de “agir agora” em seus clientes.
Além disso, você usar promoções relâmpago, pois elas também estimulam “urgência” nos clientes. Afinal eles não sabem se esse produto vai entrar em promoção de novo ou não. Portanto, a combinação desses 2 tipos de promoções levará clientes em massa aos seu e-commerce e estimulará os gastos.
2 – Hiper-segmentação dos clientes
Se você está enviando apenas e-mails marketing genéricos para divulgar sua Black Friday, sinto lhe informar, mas isso não vai funcionar em 2020.
Obtenha o melhor retorno do seu marketing digital atingindo o público mais receptivo por meio dos canais mais receptivos. Potencialize seus clientes, vendas e dados de produtos para definir segmentos exclusivos e específicos que responderão às promoções da Black Friday que você está organizando.
Mesmo durante a Black Friday, invista na segmentação de clientes em vez de exibir o mesmo anúncio para todos os visitantes. Lembre-se de mostrar a mensagem certa, para a pessoa certa, no momento certo!
3 – Incentivos sem desconto (e vantagens VIP)
Normalmente, quando você pensa em uma promoção da Black Friday, você pensa em grandes descontos. Embora esses descontos possam aguçar o apetite de seus clientes, eles definitivamente fazem seu faturamento encolher. Assim, mesmo com grande volume de vendas, se suas margens forem corroídas por meio de grandes descontos, sua venda épica da Black Friday não vai parecer tão épica quando sua equipe financeira analisar os números finais, e constatar que seu lucro foi insignificante.
A beleza de seguir com uma estratégia de marketing que prioriza o digital é que você pode experimentar alguns incentivos poderosos que impulsionam as vendas online, sem depender do nível insano de desconto que é habitual na Black Friday.
Os incentivos sem desconto são mais eficazes quando são liderados por um programa de fidelidade do cliente ou algum outro programa exclusivo para membros / VIP. Por exemplo, o Programa VIP da LEGO oferece aos membros acesso antecipado às compras da Black Friday em relação ao público em geral. Em vez de descontos, os associados recebem pontos em dobro, brindes exclusivos e entrega gratuita nas compras realizadas durante o evento.
Vale a pena observar, que embora as compras exclusivas para membros sejam uma ótima maneira de aumentar o tráfego e as vendas do seu site de e-commerce, se suas equipes de marketing e fidelidade estiverem desalinhadas, você encontrará alguns obstáculos ao tentar executar campanhas voltadas para a fidelidade. Ter seu programa de fidelidade totalmente integrado à sua plataforma pode tornar isso mais fácil, especialmente antes da Black Friday, quando suas campanhas de marketing são mais críticas.
Considerações finais
A Black Friday é um grande negócio. Não apenas para sua marca, mas também para seus clientes, principalmente agora que as compras online atingiram seu pico histórico.
Portanto, aproveite o momento para garantir que suas vendas na Black Friday juntamente com toda a temporada de compras de fim de ano, sejam lucrativas para sua marca e satisfatória para seus clientes.
Prezado leitor,
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Um forte abraço da equipe Shoppub.
Fonte EMARSYS,