Existem muitas estratégias no e-commerce que levam o consumidor a adicionais mais produtos no carrinho na hora do checkout. Seja uma promoção de Leve 2 e Pague 1, um produto a mais para ganhar frete grátis ou uma recomendação de “geralmente comprados juntos”, sempre existem formas de estimular o aumento nos produtos comprados. Uma dessas estratégias é o Kit de Produtos, uma forma de combinar produtos em um único item por um preço diferenciado.
Investir em uma estratégia de kit de produtos pode trazer algumas vantagens para a sua loja, principalmente quando falamos de ticket médio e movimentação de estoque. Além disso, você pode criar cenários de conveniência para seus consumidores, facilitando a compra online.
Mas antes de falar sobre cada vantagem desse tipo de venda precisamos entender melhor o que é um Kit de Produtos:
O que são os Kits de Produtos?
Os Kits de Produtos são uma forma de oferecer combinações de produtos aos consumidores sem que haja a necessidade de incluir item por item no carrinho de compras.
É uma forma de agrupar produtos, agregando valor, conveniência e praticidade nas compras online.
Uma das formas de montar um Kit de Produtos é identificando quais produtos geralmente são comprados juntos ou que possam ser complementares.
Por exemplo: um kit com chuteira, meião e uma bola de futebol.
Após isso, o gestor cria a oferta na sua loja com os 3 produtos juntos, incentivando o cliente a adicionar todos no carrinho de uma única vez.
Geralmente os kits de produtos possuem um preço mais baixo do que comprar cada produto individualmente, além de outras vantagens que vamos falar a seguir.
Como os kits funcionam?
A ideia principal dos kits de produtos está em utilizar produtos que já existem na sua loja e uni-los em um novo produto.
Sendo assim, a sua plataforma de e-commerce deve oferecer a possibilidade de criar um kit e vincular os produtos que você deseja incluir nesse kit, sincronizando estoque e detalhes já cadastrados.
Dessa forma, você não precisa trabalhar com dois tipos de estoque, os dos produtos individuais e o do kit, tendo mais controle do que é vendido e menos dor de cabeça com o controle de estoque.
Montando o seu kit de produtos
A montagem de um kit de produtos não deve ser aleatória, como dissemos acima o primeiro passo está em encontrar produtos complementares, só assim você terá uma estratégia que faz sentido e gere resultados positivos para o seu e-commerce.
Pense em quais são os produtos principais da sua loja, aqueles que mais geram vendas e lucro para o seu negócio. São Camisetas? Tênis? Bolsas?
A partir desses itens principais é possível criar kits complementares. Por exemplo: Criar um kit com produtos como um par de tênis, um par de meias e uma carteira. Nesse exemplo conseguimos ver que os produtos são complementares e que podem atrair o consumidor em uma compra.
Da mesma forma que um kit com foco em maquiagem que inclui sombra, pincéis e batom.
Os kits também são uma boa forma de atrair o consumidor para produtos que não seriam prioridade no momento da compra mas que acabam comprando por conta da praticidade de levar todos juntos.
Além disso, nesse mesmo contexto é possível criar kits com produtos principais e produtos com pouca saída de estoque, aumentando o giro desses produtos.
Nas datas comemorativas os kits podem ser especialmente úteis na hora de ajudar o consumidor a comprar um presente, como kits “Pai e Filho”, kits para “Mães”, kit com produtos “Para Amigos” e etc.
Possibilidades com o Frete
Além da conveniência de comprar vários produtos de uma vez só, também é possível atrair consumidores com valores mais interessantes no frete.
Com o kit, o cliente paga apenas um frete e, dependendo das políticas de envio do e-commerce, também é possível receber frete grátis para aquela compra.
Tudo isso é um atrativo para que o consumidor decida comprar o kit de produtos e finalize a compra.
Flexibilidade no preço
Outro ponto buscado pelo consumidor ao comprar um kit de produto está no preço total da compra. Afinal, não basta oferecer os produtos juntos se o preço final é o mesmo ao comprar cada item individualmente.
É preciso oferecer um valor diferenciado nessa compra total. Por isso, faça uma análise sobre quanto pode ser a oferta dos produtos dentro do kit e ofereça um preço diferenciado.
Aumento do Ticket Médio
Por fim, oferecer kit de produtos também impacta positivamente no seu ticket médio. A lógica é simples, você oferece mais produtos de uma única vez, vendendo mais e gerando um preço médio mais alto nas suas vendas.
Por isso é importante ficar atento aos produtos que são comprados juntos na sua loja, criando novas oportunidades de kits e aumentando suas vendas.
Gostou da ideia de utilizar kits de produtos no seu e-commerce? A Shoppub é uma plataforma que já possui essa opção, caso queira conhecer mais entre em contato que contamos tudo para você.