Enquanto consumidores, sempre que vamos fazer uma compra pela internet em uma loja que não conhecemos bate aquela dúvida: será que essa loja online é confiável? Com tantas novas lojas surgindo no comércio eletrônico fica difícil saber qual pode ser confiável e qual vai gerar uma grande dor de cabeça na nossa vida.
Se você é um desses clientes que tem medo de comprar online e cair em uma fraude, saiba que é possível descobrir se uma loja online é confiável ou não. Você só precisa ficar atento a alguns detalhes e fazer uma boa pesquisa antes de finalizar a sua compra.
Para te ajudar a fazer uma compra na internet, separamos sete dicas que vão garantir a sua segurança no comércio eletrônico. Confira:
01 – Se atente ao endereço do site
Parece bobagem, mas você confere o endereço do site em que está? Às vezes clicamos em banners ou anúncios patrocinados e deixamos de confirmar se fomos direcionados para o site correto.
Uma das práticas mais comuns das fraudes online é a de clonar uma loja conhecida, copiando toda a aparência da loja e fazendo os consumidores acreditarem que aquela loja é confiável.
Porém, algo que não pode ser copiado é o endereço do site, ou a sua URL. Então, sempre olhe na barra de endereço para verificar se está no site correto. Preste bastante atenção, pois uma letra pode fazer toda a diferença na hora de descobrir se a loja online é confiável ou não.
Outra opção é utilizar o registro.br para consultar quando o domínio foi criado. Utilizando essa ferramenta você terá acesso a algumas informações sobre a criação do endereço do site, desconfie de lojas que foram criadas recentemente.
02 – Verifique os certificados de segurança
Todo site de comércio eletrônico precisa, obrigatoriamente, possuir certificados de segurança. A função desses protocolos é garantir a segurança dos consumidores, evitando que seus dados sejam roubados e que tentativas de compras falsas sejam feitas com esses dados.
Uma das formas de verificar se uma loja protege os seus dados é por meio da presença de um cadeadinho e pelo HTTPS que aparecem antes do endereço do site. A presença de ambos sinaliza que a navegação é segura.
Outra forma é confirmar se a loja possui algum selo de segurança. Esses selos ficam identificados no rodapé do site e garantem ao consumidor que a loja está protegida e oferece um serviço de qualidade.
Para confirmar se o selo de segurança é verdadeiro clique sobre ele, se você for redirecionado para o site da empresa que faz a auditoria, então o selo é verdadeiro e a loja online é confiável, caso contrário ele pode ser falso.
3 – Procure as informações básicas sobre a loja
Obrigatoriamente toda loja online deve fornecer algumas informações básicas em seu site. Essas informações são:
- Telefone
- Endereço
- CNPJ
- E-mail para contato ou página com formulário de contato
Procure por essas informações na loja, se não encontrar desconfie.
Além desses dados verifique se a loja possui uma página “Sobre Nós” ou “Quem somos”, onde conta um pouco sobre a sua história e sobre o negócio em geral.
Também é aconselhável consultar as páginas com as Políticas de trocas e devoluções e as perguntas mais frequentes dos consumidores (FAQ).
04 – Consulte os canais de atendimento
Então a loja possui sim telefone e e-mail para contato, que tal fazer um teste de atendimento?
Entre em contato e tire algumas dúvidas sobre os produtos, prazo de entrega, formas de pagamento e trocas e devoluções. Uma loja confiável e séria vai prestar um bom atendimento e te ajudará com todas as dúvidas.
Confira também a atuação da loja nas redes sociais e na forma como ela interage com os consumidores.
05 – Pesquise em sites como o Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um site onde as pessoas registram suas reclamações sobre lojas e prestadoras de serviços, funcionando como um intermediário para solucionar esses problemas.
Se a loja onde você deseja comprar possui muitas reclamações não resolvidas, talvez seja melhor fazer a sua compra em outro lugar. Mas se ela responde as reclamações, auxilia os clientes, resolve o problema e tem uma boa avaliação, então a sua compra está garantida.
Outra opção é verificar se a loja possui o selo da E-bit, que representa a qualidade da loja com base nas avaliações dos clientes. Se a loja possuir o selo Ouro ou Diamante significa que ela é segura e bem avaliada.
Além de pesquisar em sites pergunte aos seus amigos e familiares se alguém conhece ou já comprou na loja, essas indicações também podem te ajudar.
06 – Desconfie de Promoções absurdas
Já ouviu aquele ditado que diz que “quando a esmola é grande demais, o santo desconfia”? Então, o mesmo vale o e-commerce.
Por mais que os preços online sejam menores do que em lojas físicas, você dificilmente encontrará ofertas mirabolantes com mega descontos sobre o preço comumente encontrado de um produto.
Resumindo: não existe iPhone por R$1000.
Faça sempre uma boa pesquisa de preço antes de finalizar a sua compra, de preferência utilize abas anônimas no seu navegador. Consulte a média cobrada pelo produto que você deseja e desconfie de lojas com preços muito inferiores ao mercado, a não ser que seja uma loja muito famosa e com boa reputação no mercado, como Amazon ou Submarino.
Acreditamos que com essas dicas você vai conseguir selecionar bem onde fazer as suas compras e descobrir se uma loja online é confiável ou não, mas se ainda assim você ficar na dúvida, aposte no seguro e compre em lojas já conhecidas.
Gostou do nosso artigo? Não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades e sempre receber dicas como essa.