Imagine a seguinte situação: um cliente está comprando na sua loja, ele tenta adicionar 3 unidades de um mesmo produto no carrinho de compras, mas recebe a informação que só existem duas unidades no estoque, impedindo a compra total. O cliente acaba desistindo da compra por não ter o total de itens que ele precisa. Você perde a compra por falta de estoque.
Essa situação pode acontecer em todo o tipo de loja, mas ela tem um agravante quando falamos de lojistas que possuem fabricação própria e tem a garantia de que novas unidades vão abastecer o seu estoque em breve. O que era para ser uma segurança para não vender um produto sem estoque, se torna prejuízo.
Para esse tipo de situação não basta apenas aumentar os números e trabalhar com um estoque virtual, pois a situação pode ocorrer novamente quando esse estoque zerar, e o cliente não será avisado sobre o prazo de produção extra que o seu pedido pode ter.
Nesse caso, a melhor alternativa é trabalhar com uma plataforma de e-commerce que ofereça a opção de venda de produtos sob encomenda.
Como funciona?
A venda sob encomenda é uma funcionalidade que permite que o lojista identifique quais produtos estão em produção constante e possuem garantia de ter um novo estoque em breve.
O lojista acessa o cadastro dos seus produtos, faz uma configuração simples e deixa ativada. Quando o estoque do produto escolhido zerar, isso não será um impedimento para que um cliente o compre.
O cliente será avisado que aquele produto é vendido sob encomenda e que deverá esperar um prazo adicional para a produção do mesmo. Esse prazo adicional também é definido pelo lojista, que utiliza o tempo extra para a fabricação do pedido.
Durante toda a seleção de produto e processo de checkout o cliente será informado sobre a situação da compra, evitando falhas na comunicação e reclamações sobre a demora no recebimento do produto.
Na plataforma de e-commerce, o lojista também terá acesso a relatórios e filtros para controlar da melhor forma possível todos os pedidos com produtos sob encomenda.
Aplicação
Como já dissemos, essa funcionalidade é muito útil para lojistas que trabalham com fabricação própria ou que possuem certeza de que novos produtos podem ser adquiridos com o seu fornecedor.
Outra situação seriam os lojistas que só trabalham com produtos sob encomenda, ou seja, que têm uma produção baseada na venda. Assim, a funcionalidade ajuda no aviso do prazo extra para a fabricação.
Caso você tenha uma loja dentro dessas especificações ou possua produtos que acredita que podem ser vendidos sob encomenda, o ideal é procurar por uma plataforma que já ofereça essas configurações de forma nativa.
A plataforma de e-commerce Shoppub oferece essa facilidade aos seus clientes, com alguns deles já utilizando e colhendo bons resultados com esse recurso.