Um dos maiores marketplaces do Brasil, o Mercado Livre, anunciou algumas mudanças para a sua rede de vendedores. Já em vigor, as novidades são para vendas, devoluções e recomendações de produtos.
Abaixo você confere tudo o que mudou:
Preço mínimo para anúncios
Essa, provavelmente, é a mudança que irá causar maior impacto nos vendedores do Mercado Livre. O marketplace definiu que o preço mínimo para anunciar produtos será de R$6. Anúncios com preços abaixo desse não serão aceitos.
A solução sugerida pela rede, para vendedores que possuem produtos com valor inferior a R$6, é a de agrupar e criar kits com várias unidades do mesmo produto em um anúncio.
Por exemplo, se um vendedor anuncia canetas Bic, ele deverá criar um pacote com várias unidades para atingir o valor mínimo de R$6 para venda. Assim, o seu anúncio poderia ser “Canetas Bic – 10 unidades”, atingindo valor e lucro maior.
Anúncios grátis para produtos novos e usados
A criação de anúncios grátis também sofreu alteração, tanto para produtos novos quanto para usados.
- Se você vende produtos usados, poderá anunciar de forma gratuita até alcançar 20 vendas no último ano.
- No caso de produtos novos, poderá ser anunciado de forma gratuita até alcançar 5 vendas no último ano.
Para os anúncios gratuitos, tanto novos quanto usados deverão ter apenas uma unidade do produto em estoque. O anúncio tem a duração de 60 dias e exposição baixa.
Após atingir o limite de vendas, o vendedor irá cair nos planos Clássico ou Premium. Você pode conferir todas as tarifas desses planos aqui.
Custos de devolução
Os custos com a devolução de produtos que foram enviados com o Mercado Envios, foram divididos em duas categorias:
- Se um cliente quer devolver um produto pois não o recebeu em perfeitas condições ou como ele pediu, os custos de devolução são inteiros por conta do lojista.
- Se o cliente quer devolver o produto pois ele apresentou um problema que não foi de responsabilidade do vendedor, a devolução será gratuita.
Recomendação de produtos complementares
As recomendações de produtos agora são baseadas no produto do anúncio. Então, se você anuncia um tênis e possui produtos complementares, como meias e camisetas esportivas, esses produtos serão exibidos para o cliente, que poderá combiná-los em uma única compra e economizar no frete.
Se você não possui produtos complementares, essas recomendações não serão exibidas. Por isso, o Mercado Livre recomenda que os lojistas ampliem seu catálogo para aproveitar essa vantagem e aumentar o ticket médio.
Para conferir o anúncio completo do Mercado Livre, clique aqui.