5 nichos do e-commerce para investir em 2017

por Shoppub

Está pensando em investir mas não sabe onde? Talvez o e-commerce seja o lugar certo para começar um novo empreendimento em 2017. Em tempos de crise, o setor continua se destacando pelo seu crescimento e desponta como uma boa alternativa para começar um negócio.

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

Para 2017, a expectativa é que o e-commerce cresça 12% em relação a 2016, chegando a um faturamento de R$59,9 bilhões, de acordo com a previsão da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Fizemos uma seleção de 5 nichos do e-commerce que apresentam boas oportunidades para investir nesse novo ano. Confira:

Calçados

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

No primeiro momento pensar em vender calçados pela internet pode não ser uma boa ideia, pela ampla grade de produtos e numerações e pela grande concorrência e lojas especializadas já consagradas.

Nossa dica é investir em um nicho específico de calçados, principalmente aqueles com pouca presença online. O cliente que busca calçados está atrás de um modelo que sirva no seu pé, seja bonito e atenda às suas necessidades. São nessas necessidades que a sua loja pode focar.

No ramo dos calçados temos dois extremos, pessoas com pés muito pequenos e pessoas com pés muito grandes, ambos sofrem para achar um sapato com a sua numeração.

Esse pode ser um bom nicho de negócio, atender esse público carente de opções oferecendo numerações pequenas e grandes.

Outros nichos podem incluir sapatos específicos para o público idoso, com mais suporte para pisada ou um nicho de sapatos voltados para esportes específicos.

É um setor com uma infinidade de nichos que podem ser trabalhados, desde chinelos personalizados até sapatos brancos para profissionais da área da saúde.

Cultura Pop

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

Investir em Cultura Pop abre uma série de opções para a sua loja, são muitos itens que podem ser trabalhados nesse segmento. Camisetas, canecas, almofadas, quadros, capinha de celular, chaveiros, e outro.

A temática que envolve filmes, séries, música, games e quadrinhos tem um grande apelo entre o público jovem, que é o público que mais consome na internet. Uma loja com design responsivo e fácil navegação através de dispositivos móveis, atualizada com os últimos lançamentos da cultura pop tem potencial para atingir em cheio esse público.

Esse é um nicho de negócio em que é preciso conhecer bem o seu público-alvo, saber quais as últimas novidades que surgiram, qual o super-herói do momento, acompanhar os lançamentos do cinema e se antecipar a novos booms de popularidade. É um público que cresce a cada ano e movimenta milhões.

O trabalho nas redes sociais nesse nicho também deve ser constante, é preciso se conectar com o seu público e ouvir o que eles tem a dizer sobre os seus produtos, muitas sugestões de produtos podem surgir dessa troca.

Tecnologia

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

O setor de tecnologia é um dos que mais gera vendas no e-commerce. Na Black Friday de 2016, os smartphones, eletrônicos e produtos de informática ficaram no Top 5 de mais vendidos. Mas esses produtos não ficam restritos a Black Friday, eles sempre aparecem em destaque nas vendas de datas comemorativas.

Investir em tecnologia abre várias possibilidades, é possível investir em uma loja que trabalha com apenas uma variante, como, por exemplo, produtos de informática.

O setor de games também é contemplado nessa categoria, apesar de ter uma menor expressão no conjunto geral de vendas esse setor tem um público fiel e que consome muito esses produtos.

É um nicho que pede por atualização constante, sua loja deve estar atenta aos últimos lançamentos e apresentar as inovações aos seus clientes.

Por se tratar de produtos de valor mais alto, uma descrição completa e boas imagens são essenciais na apresentação do produto.

Moda

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

O segmento de Moda foi o que obteve maior destaque em 2016, ficando em primeiro lugar na participação de vendas no comércio eletrônico, de acordo com o relatório WebShoppers.

Os consumidores estão se acostumando cada vez mais com a ideia de comprar roupa pela internet, já não existe mais aquele medo de comprar e não servir. Isso aconteceu devido a flexibilidade nas políticas de trocas e devoluções das lojas desse nicho.

A descrição do produto também tem um papel fundamental em convencer o cliente a realizar a compra, com informações detalhadas sobre tamanho, cor, tecido e fotos com modelos usando o produto.

Esse é um nicho que também pode ser ainda mais dividido como roupas infantis, masculinas, femininas, plus size, acessórios, apenas camisetas, etc.

Esse setor pede um bom conhecimento do público alvo para que a comunicação seja assertiva durante as suas campanhas.

Serviços

5 nichos do e-commerce para investir em 2017

Existem e-commerces que encontram o seu diferencial em outro tipo de oferta, são lojas que não vendem um produto e sim algum tipo de serviço especializado. O nicho para oferta de serviço no mercado é bem variado e existem muitos clientes interessados em lojas que oferecem serviços específicos.

Nesse tipo de e-commerce não é necessário vincular o seu serviço a algum produto, sua loja pode vender apenas a prestação de serviço, como por exemplo uma loja que vende instalação de ar-condicionado. Assim, o cliente entra no site, se cadastra e contrata o serviço, agendando local e horário para a realização.

Lavanderias, pet shops, oficinas e assistência técnica são alguns dos exemplos de serviços que já são ofertados pela internet.

Artigos Relacionados