O dia dos pais está chegando e a corrida pelo melhor presente já começou. Uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre em parceria com a Nicequest revelou as intenções de compra dos consumidores para a data. A pesquisa acontece pelo terceiro ano seguido e contou com a participação de 2.900 pessoas de todo o país. De acordo com a pesquisa, 31% dos filhos pretendem comprar artigos de moda para os seus pais, enquanto 29% pretendem comprar smartphones. Os produtos eletrônicos ficam em terceiro, com 16% das intenções de compra.
A pesquisa não entrevistou somente os filhos, os pais também foram ouvidos e expressaram os seus desejos. A intenção de compras dos filhos ficou próximo do que os pais querem, cerca de 42% dos pais gostaria de ganhar um smartphone. No ano passado, esse porcentual era de apenas 23%. Moda foi citado por apenas 15% dos pais. Os eletrônicos ficaram com 23%. Apesar de indicar o presente ideal para o Dia dos Pais, 73% dos entrevistados disse que gostaria de ser surpreendido na data.
Outro ponto é a forma como a data será celebrada, 54% irá comemorar com um almoço ou jantar em casa, 28% em restaurantes, e 15% com uma viagem. Além dos pais, os avôs também foram lembrados, 34% dos entrevistados também pretende presentear os avôs esse ano.
E-commerce aparece como melhor opção
Um dos fatores mais positivos da pesquisa é voltado ao comércio eletrônico. Cerca de 97% dos filhos informaram que vão comprar o presente do dia dos pais pela internet, e 98% avaliam a experiência de comprar online como positiva. Entre os pontos mais valorizados estão o preço (66%), comodidade (53%), variedade de produtos (41%) e economia de tempo (37%).
A pesquisa também mostrou que os hábitos de compra no e-commerce estão mudando, 41% dos entrevistados já fazem as suas compras utilizando tablets e smartphones.
Ticket médio e pagamento
Sobre o quanto cada filho pretende gastar com o presente para o Dia dos Pais, a pesquisa revelou que eles estão mais econômicos, 59% pretende gastar até R$250, 13% entre R$251 e R$350, 12% entre R$351 e R$500, 10% entre R$501 e R$1000, e apenas 4% pretende gastar mais de mil reais.
A forma de pagamento preferida é o cartão de crédito, com 50% das intenções. O boleto bancário fica em segundo com 20%. O parcelamento será uma opção de 55% dos entrevistados, e 45% deverão pagar a vista.
Via E-commerce News