O trabalho investido em uma loja virtual muitas vezes se resume em apenas gerenciar a loja. O foco principal é gerar conversões e entregar uma boa experiência de compra com qualidade no serviço prestado. Mas muitas lojas perdem uma grande oportunidade de conseguir fidelizar clientes, a produção de conteúdo para os seus consumidores é esquecida. É nesse ponto que surgem os blogs.
Hoje nos deparamos com um novo perfil de consumidor, aquele que não se contenta em apenas realizar uma compra, ele consome informações. O cliente quer saber mais sobre os benefícios de um produto ou serviço, ele quer saber como aquilo pode ser útil no seu dia-a-dia. São informações que eles buscam além da descrição do produto em uma loja.
Um dos objetivos principais de um blog para a sua loja é inspirar o cliente. Aumentar as vendas deve ser uma consequência do seu conteúdo e nunca um objetivo principal, caso contrário você estará apenas fazendo uma propaganda insistente. O produto deve ficar em evidência somente quando necessário, é o caso de reviews e vídeos de unboxing.
Ao decidir que você quer um blog para a sua loja, você deve se perguntar qual tipo de conteúdo terá no seu blog. O conteúdo deve ser baseado no seu público alvo e no tipo de produto que a sua loja vende. Se o seu foco é a venda de produtos esportivos, um blog sobre estilo de vida e hábitos saudáveis pode ser atrativo para o seu público.
Os assuntos devem ser interessantes para o seu público, você deve pensar em como você pode ajudar os seus leitores. Quais dúvidas o seu público possui que você pode solucionar?
O texto é a sua principal ferramenta em um blog, escreva bem e tenha cuidado para não cometer erros gramaticais. Utilize uma linguagem mais pessoal para criar um laço com o leitor, não seja muito formal a não ser que o seu público peça esse tipo de linguagem. Geralmente uma linguagem descontraída é o recomendado.
Algumas dicas para começar
Além do foco no conteúdo podemos destacar alguns pontos importantes para começar o seu blog.
Escrita: Já que estamos falando de texto é imprescindível que você utilize uma ferramenta para verificar a ortografia do seu texto antes da publicação. Revisar também é importante, raramente um texto estará pronto na primeira versão.
Fotos e vídeos: Utilizar fotos e vídeos ajudam a ilustrar o seu texto, o conteúdo fica mais rico e as chances de compartilhamento aumentam. Além de tornar a leitura mais agradável e fluida.
Layout: Busque por um design que seja compatível com a linguagem visual da sua loja. O blog deve transparecer que é um complemento do seu e-commerce.
SEO: Ao criar um texto é importante se atentar as palavras-chaves, são elas que vão te ajudar nos rankings de pesquisa e fazer com que o público encontre o seu blog. Mais uma vez aqui entramos na questão do tipo de conteúdo correto para o seu público alvo.
Atualizações: O blog precisa de atualizações periódicas. Não adianta nada criar um blog e só postar uma vez por mês, isso não vai atrair público e vai passar uma ideia de abandono. O ideal é que tenha pelo menos duas ou três atualizações semanais.
Divulgação: Mostre aos seus clientes que o seu blog existe. Utilize as redes sociais para divulgar o blog, utilize a sua página no Facebook para postar links com novos conteúdos do blog.
Interação: Através de um blog você pode aumentar a interação com seus clientes. Permita que eles deixem comentários nas suas postagens, incentive a conversa, isso ajuda a criar um senso de comunidade entre os seus leitores.
Entre as vantagens de manter um blog atrelado ao seu e-commerce podemos citar o aumento de tráfego, a interação com o consumidor e o envolvimento dele com a sua marca e produtos. Além de fidelizar clientes e atrair novos compradores em potencial.
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