Imagens e vídeos ajudam a vender produtos, porém a descrição textual também é de grande importância. Os visitantes precisam saber exatamente o que você está pedindo que eles comprem.
Quando for descrever um produto, mostre com exatidão quais os motivos para alguém comprar esse produto. Considere quais problemas esse produto resolve, ou as vantagens que ele traz. Esse processo pede um conhecimento do seu público alvo, pesquise o que eles precisam e saiba o que os estimula a gastar.
A seguir mostraremos 6 dicas para melhorar a descrição dos seus produtos
1 – Fale em uma linguagem clara
A menos que você venda apenas para pessoas altamente graduadas, escolha escrever utilizando termos que qualquer pessoa possa entender. Escolher o texto certo pode ser desafiador, você deve encontrar um balanceamento entre as palavras para que todos possam ter um entendimento.
2 – Escreva da forma como o seu público alvo quer ler
Os livros de Harry Potter não se tornaram populares apenas devido a história. A forma de escrita da autora J.K. Rowling foi o que chamou a atenção inicial. O mundo de Harry é detalhado e complexo, mas mesmo assim, o leitor tem total compressão do que acontece. Seus visitantes devem entender o que você está dizendo, e a melhor forma de garantir que isso ocorra é escrevendo para eles. Não tenha medo de inserir um pouco humor ao mesmo tempo que fala sobre as vantagens do produto.
3 – Diga aos seus clientes como o produto pode ajudá-los
Dizer o que um produto é ou o que faz é algo lógico, o que a pessoas querem saber é como aquele produto pode ser útil na vida deles. É por isso que as especificações técnicas de um produto devem ser colocadas após a descrição ou em uma aba ao lado.
Descreva se o produto é fácil de usar, em que situações pode ser usado e quais as vantagens de comprar aquele produto em relação a outro.
Veja no exemplo abaixo como a descrição do produto informa que o material é resistente, adaptável e flexível, características que a maioria das pessoas busca em um tênis. Além disso, eles informam sobre a absorção de impactos, tornando o tênis ideal para a pratica esportiva.
4 – Foco no cliente, não em você
Um dos maiores erros de uma empresa é focar mais no produto ou serviço do que no cliente.
Qual das afirmações abaixo lhe parece melhor?
– Essa esponja de lavar a louça é bonita e funciona bem
– Você vai sorrir e se esforçar menos usando essa nova esponja
A segunda sentença é direcionada ao cliente, que ficará mais convencido a comprar o produto ao ver quais vantagens ele terá. Resumindo, destaque os melhores pontos para o cliente.
5 – Não seja vago
Use palavras que façam sentido e evite redundâncias, isto é, não use palavras apenas para encher o espaço. É desnecessário utilizar palavras que apenas enchem o espaço, isso faz com que o cliente perca o interesse e pare de ler. Eventualmente esse cliente pode até sair da página e desistir da compra.
6 – Dê exemplos reais
Muitos produtos podem se beneficiar de listas exemplificando como eles podem ser usados. A não ser que o produto seja utilizado para um único fim, tente usar exemplos de uso que se aplicam para o público em geral.
Um exemplo: nem todo mundo que usa uma pulseira de monitoramento de atividade física está tentando perder peso. Os usuários desse acessório podem estar treinando para uma corrida, ou foram orientados por seus médicos para fazer caminhadas a fim de melhorar a sua saúde. Outros utilizam apenas para monitorar o sono. Se você focar em apenas um uso do produto, você vai perder a atenção de outros clientes que buscam outros usos.
No exemplo abaixo, vemos como a loja transformou a descrição de um ar-condicionado mostrando que ele também funciona como uma forma de decoração para o seu ambiente e possui funções que vão além do resfriamento do ar.
Se você não sabe exatamente qual informação deve colocar na descrição do seu produto, escute o que os seus clientes tem a dizer, quais dúvidas eles possuem. Essas questões sobre os produtos podem te guiar no que dizer e em como dizer.
Além disso, você precisa de uma plataforma de e-commerce completa, que permita a inserção de fotos, vídeos, manuais e toda informação extra que o seu produto precisa. A Plataforma de E-commerce da Shoppub é completa nesse quesito e pode transformar a forma como você apresenta o seu produto para os seus clientes. Conheça nossos casos de sucesso e faça a migração da sua loja.
Fonte: Practical Ecommerce