Desde o seu surgimento, o e-commerce vem evoluindo a cada ano. As compras online deixaram de ser um local visto como inseguro para se consolidar como um dos meios favoritos de compra para grande parte do público.
Com um crescimento de 12% só no primeiro semestre de 2019, a expectativa é que no próximo ano o comércio eletrônico venda tanto quanto ou mais do que o varejo tradicional.
E nessa subida constante é natural que algumas mudanças surjam e novidades sejam introduzidas nesse meio.
É preciso se adaptar as novas tecnologias e ao comportamento do usuário, melhorando a experiência de compra e se mantendo relevante no mercado.
Sendo assim, é importante ficar atento as novas tendências para o o e-commerce e começar e a pensar em como a sua loja pode se adaptar a elas. Nesse artigo, selecionamos 5 destas tendências que acreditamos serem bem promissoras para 2020. Confira:
5 tendências para o e-commerce em 2020
01 – Compras por voz
Temos vivenciado a popularização de assistentes pessoais comandados por voz, como a Siri e a Alexa. Essa última foi recém lançada no Brasil pela Amazon e já tem ganhado muitos adeptos.
Normalmente utilizadas para tarefas do dia a dia, como informar sobre a previsão do tempo ou acender as luzes de casa, essas assistentes começam a ganhar importância na pesquisa por voz e nas compras online conforme entram na rotina dos usuários.
Aqui entra em cena o Voice Commerce, uma das tendências para o e-commerce que deve se tornar muito relevante nos próximos anos e que tem o potencial de atrair novos consumidores, principalmente pelo fator inclusivo ao dar acessibilidade a pessoas com deficiência visual.
Portanto, os e-commerces que começarem a entender como essa tecnologia funciona e como podem adaptar a sua loja para atender os requisitos de uma compra por voz, vão se beneficiar de mais um canal e podem ganhar novos consumidores que se utilizam essa facilidade.
02 – Melhorias na logística e rapidez no envio
Uma das partes mais importantes da experiência de compra no e-commerce está ligada a forma como o cliente recebe o seu produto, ou seja, a entrega.
Diminuir o preço do frete e oferecer diversidade na entrega do produto são pontos que devem ser trabalhados e pensados no próximo ano, isso porque os consumidores já estão experimentando novas formas de receber o produto e vão esperar que um certo padrão seja mantido na maioria das lojas.
Um bom exemplo disso é o serviço Prime da Amazon que já está em funcionamento no Brasil e oferece frete grátis para qualquer compra de seus associados e entrega em um dia.
É claro que esse modelo é quase impossível de ser copiado pela maioria dos e-commerces, principalmente para os pequenos lojistas, mas ele pode servir de exemplo para implementar rapidez e eficiência na sua logística.
Fazer parcerias e integrar a sua loja com transportadoras traz variedade nas suas opções de entrega e garante mais eficiência no envio do produto.
Além disso, modelos de entrega como retirada no local ou pontos de retirada tem ganhado cada vez mais adeptos e podem ser uma boa investida para a maioria das lojas.
03 – Marketplaces
Essa é uma tendência para o e-commerce que ganhou espaço nos últimos anos e que vai continuar em expansão em 2020, visto que o público já está acostumado com os marketplaces de grandes lojistas como Submarino, Americanas e Netshoes e confiam cada vez mais nesse modelo.
Essa forma de vender online pode ser especialmente atraente para novos lojistas devido a facilidade de se inserir em um grande mercado, além de receber a credibilidade dessas grandes lojas.
Resumindo, os marketplaces vão continuar numa crescente oferecendo visibilidade, alto retorno, acesso ao público e uma boa estrutura de vendas para os lojistas que investirem nessa área.
04 – A importância do mobile
De acordo com o último relatório Webshoppers, os pedidos feitos por dispositivos móveis no e-commerce representaram 42% das vendas só no primeiro semestre de 2019.
A tendência é que esse número aumente cada vez mais e as compras online na palma da mão se tornem o principal meio de vendas da maioria dos e-commerces
Por isso, é importante ter uma loja voltada para o mobile, com funcionalidades específicas e otimizadas para simplificar a compra de quem utiliza esses dispositivos.
Nesse cenário, os aplicativos se mostram como uma boa alternativa para aproveitar ao máximo os dispositivos móveis. Com um aplicativo, o acesso a sua loja é facilitado e o cliente tem alcance rápido a seus produtos e pedidos, aumentando a sua taxa de conversão.
05 – E-commerces mais leves e dinâmicos
Outro aspecto que deve ser refletido em todas as plataformas é a leveza nos e-commerces, com sites que priorizam a experiência do usuário em uma compra mais fluída e rápida.
A tendências é que as lojas diminuam grandes elementos que distraiam o consumidor do que realmente importa, ou seja, as informações sobre seus produtos.
Construa um e-commerce que não gere obstáculos para o cliente concluir a compra, pense em simplicidade e objetividade.
Sem contar que quanto mais leve a sua loja, mais rápida e fácil fica a navegação, refletindo diretamente no seu checkout.
Como vimos, as tendências para o e-commerce estão voltadas para a experiência do usuário, trazendo uma navegação mais dinâmica, rápida e otimizada para os mais diversos dispositivos.
Nossa dica é: veja essas tendências como possíveis caminhos a seguir na sua loja e planeje como você pode implementa-los. Quem sabe você não sai na frente dos seus concorrentes?
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