Está pensando em investir mas não sabe onde? Talvez o e-commerce seja o lugar certo para começar um novo empreendimento em 2017. Em tempos de crise, o setor continua se destacando pelo seu crescimento e desponta como uma boa alternativa para começar um negócio.
Para 2017, a expectativa é que o e-commerce cresça 12% em relação a 2016, chegando a um faturamento de R$59,9 bilhões, de acordo com a previsão da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).
Fizemos uma seleção de 5 nichos do e-commerce que apresentam boas oportunidades para investir nesse novo ano. Confira:
Calçados
No primeiro momento pensar em vender calçados pela internet pode não ser uma boa ideia, pela ampla grade de produtos e numerações e pela grande concorrência e lojas especializadas já consagradas.
Nossa dica é investir em um nicho específico de calçados, principalmente aqueles com pouca presença online. O cliente que busca calçados está atrás de um modelo que sirva no seu pé, seja bonito e atenda às suas necessidades. São nessas necessidades que a sua loja pode focar.
No ramo dos calçados temos dois extremos, pessoas com pés muito pequenos e pessoas com pés muito grandes, ambos sofrem para achar um sapato com a sua numeração.
Esse pode ser um bom nicho de negócio, atender esse público carente de opções oferecendo numerações pequenas e grandes.
Outros nichos podem incluir sapatos específicos para o público idoso, com mais suporte para pisada ou um nicho de sapatos voltados para esportes específicos.
É um setor com uma infinidade de nichos que podem ser trabalhados, desde chinelos personalizados até sapatos brancos para profissionais da área da saúde.
Cultura Pop
Investir em Cultura Pop abre uma série de opções para a sua loja, são muitos itens que podem ser trabalhados nesse segmento. Camisetas, canecas, almofadas, quadros, capinha de celular, chaveiros, e outro.
A temática que envolve filmes, séries, música, games e quadrinhos tem um grande apelo entre o público jovem, que é o público que mais consome na internet. Uma loja com design responsivo e fácil navegação através de dispositivos móveis, atualizada com os últimos lançamentos da cultura pop tem potencial para atingir em cheio esse público.
Esse é um nicho de negócio em que é preciso conhecer bem o seu público-alvo, saber quais as últimas novidades que surgiram, qual o super-herói do momento, acompanhar os lançamentos do cinema e se antecipar a novos booms de popularidade. É um público que cresce a cada ano e movimenta milhões.
O trabalho nas redes sociais nesse nicho também deve ser constante, é preciso se conectar com o seu público e ouvir o que eles tem a dizer sobre os seus produtos, muitas sugestões de produtos podem surgir dessa troca.
Tecnologia
O setor de tecnologia é um dos que mais gera vendas no e-commerce. Na Black Friday de 2016, os smartphones, eletrônicos e produtos de informática ficaram no Top 5 de mais vendidos. Mas esses produtos não ficam restritos a Black Friday, eles sempre aparecem em destaque nas vendas de datas comemorativas.
Investir em tecnologia abre várias possibilidades, é possível investir em uma loja que trabalha com apenas uma variante, como, por exemplo, produtos de informática.
O setor de games também é contemplado nessa categoria, apesar de ter uma menor expressão no conjunto geral de vendas esse setor tem um público fiel e que consome muito esses produtos.
É um nicho que pede por atualização constante, sua loja deve estar atenta aos últimos lançamentos e apresentar as inovações aos seus clientes.
Por se tratar de produtos de valor mais alto, uma descrição completa e boas imagens são essenciais na apresentação do produto.
Moda
O segmento de Moda foi o que obteve maior destaque em 2016, ficando em primeiro lugar na participação de vendas no comércio eletrônico, de acordo com o relatório WebShoppers.
Os consumidores estão se acostumando cada vez mais com a ideia de comprar roupa pela internet, já não existe mais aquele medo de comprar e não servir. Isso aconteceu devido a flexibilidade nas políticas de trocas e devoluções das lojas desse nicho.
A descrição do produto também tem um papel fundamental em convencer o cliente a realizar a compra, com informações detalhadas sobre tamanho, cor, tecido e fotos com modelos usando o produto.
Esse é um nicho que também pode ser ainda mais dividido como roupas infantis, masculinas, femininas, plus size, acessórios, apenas camisetas, etc.
Esse setor pede um bom conhecimento do público alvo para que a comunicação seja assertiva durante as suas campanhas.
Serviços
Existem e-commerces que encontram o seu diferencial em outro tipo de oferta, são lojas que não vendem um produto e sim algum tipo de serviço especializado. O nicho para oferta de serviço no mercado é bem variado e existem muitos clientes interessados em lojas que oferecem serviços específicos.
Nesse tipo de e-commerce não é necessário vincular o seu serviço a algum produto, sua loja pode vender apenas a prestação de serviço, como por exemplo uma loja que vende instalação de ar-condicionado. Assim, o cliente entra no site, se cadastra e contrata o serviço, agendando local e horário para a realização.
Lavanderias, pet shops, oficinas e assistência técnica são alguns dos exemplos de serviços que já são ofertados pela internet.