É importante que o profissional de e-commerce mantenha-se sempre atualizado com o mercado, afinal as mudanças são rápidas no mundo da internet. Mas nem sempre é no novo que podemos encontrar fonte de conhecimento, as vezes é necessário conhecer as histórias de outros profissionais e empresas para aprender como gerir a sua. Livros sobre e-commerce são uma boa forma de conseguir isso.
Separamos 5 livros sobre e-commerce que todo profissional da área deveria ler. Confira nossa lista.
#1 A Loja de Tudo – Jeff Bezos e A Era da Amazon
Autor: Brad Stone
Editora: Intrínseca
Existem muitos livros sobre e-commerce que contam histórias de empresas de sucesso, esse é um deles. Pioneira no comércio de livros pela internet, a Amazon esteve à frente da primeira grande febre das empresas online. Mas Jeff Bezos, seu criador, não se contentaria com uma livraria virtual descolada: ele queria que a Amazon dispusesse de uma seleção ilimitada de produtos e preços radicalmente baixos – e se tornasse “a loja de tudo”. Para pôr em prática essa visão Bezos desenvolveu uma cultura corporativa de ambição implacável e de alto sigilo que poucos conheciam de verdade.
O jornalista Brad Stone obteve acesso inédito a funcionários e executivos da Amazon, além de familiares e amigos de Bezos. O resultado é uma análise de como é a vida na gigante do e-commerce, com detalhes que expõe um mundo de competitividade sem limites.
#2 A Cauda Longa – Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho
Autor: Chris Anderson
Editora: Campus
Chris Anderson, editor chefe da revista Wired, explorou pela primeira vez o fenômeno da ‘Cauda Longa’ em um artigo que se tornou um dos mais influentes ensaios sobre negócios de nosso tempo. Usando o mundo dos filmes, dos livros e da música, mostra que a Internet deu origem a um novo universo, no qual a receita total de diversos produtos de nicho, com baixo volume de vendas, é igual à receita total de poucos produtos de grande sucesso. Por isso cunhou o termo ‘Cauda Longa’ para descrever essa situação de o qual tem sido usado pela alta gerência das empresas e pelos meios de comunicação no mundo todo. Nesse livro, Anderson mostra como chegamos a esse ponto e revela as enormes oportunidades que se originam desse fato, vislumbrando um futuro que está presente.
#3 As Novas Regras do E-Commerce
Autor: Hiroshi Mikitani
Editora: Campus
Se a Web 2.0 descreveu a forma como a vida digital deslocou-se para a web, então a 3.0 é a próxima profunda mudança devido à evolução impulsionada pela personalização, pela busca inteligente e pelo comportamento do usuário. Essa evolução tem enormes implicações para tudo o que vemos, compramos e fazemos online. Ao rejeitar o modelo de soma zero, de máquina de vendas automática praticado por outros varejistas líderes na internet que a veem apenas como um facilitador de velocidade e lucro, neste livro, Hiroshi Mikitani defende um modelo alternativo que beneficia comerciantes, consumidores e comunidades, empoderando os participantes em todas as etapas do processo.
O autor prevê ‘ecossistemas’ de varejo, em que as pequenas e médias empresas físicas em todo o mundo fazem parcerias com mercados online para maximizar suas bases de clientes e capacidades de serviço, e também mostra por que é importante favorecer a colaboração e não a competição, e a personalização e não o controle de cima para baixo. E o crescimento de longo prazo, ao invés da receita de curto prazo é, de longe, o melhor uso do poder da internet.
#4 Satisfação Garantida – No Caminho do Lucro e da Paixão
Autor: Tony Hsieh
Editora: Thomas Nelson Brasil
Tony Hsieh é um empreendedor nato que em seus momentos de tédio tentava encontrar maneiras de inovar em seus negócios. Começando com uma minhocaria na infância até montar a empresa Zappos e se tornar um bilionário.
Nesse livro você vai conhecer o percurso da Zappos, uma empresa que cresceu ao ponto de alcançar mais de 1 bilhão de dólares em vendas totais de mercadorias em menos de 10 anos. O livro apresenta os erros e acertos da Zappos e traz a inspiração de volta para o seu trabalho na sua empresa.
#5 Varejo 2.0 – Um Guia Para Aplicar Redes Sociais Aos Negócios
Autor: José Cláudio C. Terra, Renée Almeida
Editora: Elsevier – Campus
Com o amadurecimento da Web, há um crescimento exponencial na produção de informação, e naturalmente as pessoas começam a interagir com o conteúdo dos outros usuários. A ética de indicar fontes e referir sites amigos ou similares passa a ser difundida, e o Google, com sua inteligência de busca baseada em relevância, contribui para o surgimento dessa nova fase da Web, que fica conhecida como 2.0: o período da colaboração.
Este livro mostra que a realidade da web 2.0 não é diferente do que os empresários conhecem sobre relacionamento, planejamento e os hábitos do consumidor. Trata-se apenas de um meio diferente e mais dinâmico. De forma geral, todos os varejistas estão habituados a visitar lojas, a checar serviços in loco, porém nem todos possuem um perfil no Facebook ou no Twitter ou acompanham o que seus consumidores fazem na Web ou como sua loja está se posicionando nesse meio. Varejo 2.0 evidencia que é preciso correr para alcançar o consumidor não só nas lojas físicas mais também no mundo on-line.