Muitos e-commerces dependem do e-mail marketing nas suas estratégias de comunicação e vendas. Mas em momentos de crise é preciso fazer uma nova avaliação sobre esses envios, retrabalhando a frequência, o tom, as ferramentas utilizadas e outras táticas aplicadas.
Nesse post vamos dar algumas dicas de como retrabalhar o seu e-mail marketing nesse momento delicado:
Frequência do e-mail marketing
A frequência deve ser aumentada ou diminuída de acordo com o tipo de produto ou serviço que você vende, tudo vai depender da necessidade ou demanda dos consumidores nesse momento.
Se você vende um produto que não é de primeira necessidade, pode não ser um bom momento de encher a caixa de e-mail de seus consumidores, considere diminuir os envios e deixar sua comunicação mais pontual.
O monitoramento das taxas de engajamento dos seus e-mails também pode ajudar a determinar essa nova frequência. Se as taxas de abertura e cliques estão aumentando, isso significa que existe um interesse pelo que você vende, então considere aumentar o fluxo de e-mails.
Além disso, continue acompanhando as suas segmentações e faça os ajustes de acordo com cada grupo. Por exemplo: clientes recorrentes podem precisar de uma comunicação maior do que clientes ocasionais.
Tom de voz
É claro que os consumidores buscam por descontos e ofertas especiais, mas em situações delicadas é interessante ajustar o tom de voz de sua comunicação para refletir esse momento.
Algumas dicas do que você pode fazer para melhorar o seu tom:
- Seja autêntico e empático;
- Aumenta as personalizações para seus grupos de clientes;
- Adicione perguntas sobre o bem-estar dos consumidores do tipo “Como você está?”;
- Defina prazos realistas para envios e entregas;
- Ofereça maior flexibilidade nos pedidos, nas formas de pagamento e na entrega;
Retenha novos clientes
Muitos consumidores estão comprando online pela primeira vez ou, pelo menos, aumentando a frequência de compra. É importante se lembrar desses consumidores nos seus e-mails promocionais, tentando construir lealdade para transformar um comprador único em um consumidor frequente.
Mostre que a sua loja pode oferecer boas opções de produtos com bons preços. Se você tiver algum programa de lealdade ou de pontos, não esqueça de informar esses novos consumidores sobre essas vantagens.
Outro ponto importante é caprichar na entrega e trabalhar o pós venda com esses consumidores de primeira viagem.
Permaneça visível
Para diminuir gastos, muitos e-commerces cortaram seus orçamentos de marketing e comunicação com os clientes. A curto prazo isso pode aliviar a pressão, mas provavelmente vai trazer danos a longo prazo em termos de visibilidade de marca, participação no mercado e lealdade, pontos essenciais para sucesso no futuro.
Por isso, mantenha o máximo possível de comunicação e e-mail marketing que você puder. Tente se destacar nesse período, no futuro vai valer a pena.
Use o período de crise
Em momentos de crise, onde consumidores não podem sair de casa e lojas físicas estão fechadas, é comum que os consumidores se voltem para o e-commerce. Esse período pode ser aproveitado para lançar novos projetos na sua loja online:
Faça uma pesquisa com seus clientes: Muitos consumidores estão com tempo ocioso nesse momento, aumentando as taxas de respostas das pesquisas por e-mail. Essa é uma boa oportunidade para fazer uma pesquisa sobre os hábitos dos seus consumidores, descobrindo o que eles estão fazendo, pensando e experimentando atualmente.
Tudo isso pode ajudar a ajustar os seus negócios no futuro, além de ser uma forma de aumentar a lealdade dos clientes.
Implemente novas ferramentas de e-mail: Que tal experimentar aquela ferramenta nova de e-mail marketing que você nunca teve tempo para usar? Esse é um bom momento para explorar novas ferramentas que podem melhorar ou otimizar o seu trabalho.
Faça testes A/B: Fazer testes leva tempo, e agora pode ser uma boa oportunidade para experimentar novos tipos de e-mail marketing e tentar aumentar suas taxas de abertura, cliques e conversões.
Limpe e atualize sua lista de e-mails: Dados atualizados são essenciais para o e-mail marketing. Aproveite para fazer uma limpeza na sua lista de leads e atualizar dados obsoletos. Tudo isso pode melhorar sua taxa de entrega e engajamento.
Prepare-se para o retorno
Toda crise passa! Uma hora ou outra a vida vai voltar ao normal e os consumidores retomarão velhos hábitos e rotinas. Quando isso acontecer, as marcas vão entrar em uma corrida para recuperar a receita perdida durante esse tempo.
Isso, provavelmente, vai se traduzir em maior concorrência pela caixa de entrada dos consumidores, e as suas táticas atuais de e-mail marketing podem determinar a rapidez com que a sua empresa se recupera.
Fonte: Practical Ecommerce