Os e-mails nunca foram tão importantes, eles ainda são a melhor forma do e-commerce se comunicar com seus clientes. Desde mensagens sobre o andamento de um pedido a promoções, o acesso a caixa de mensagens de uma pessoa representa uma poderosa ferramenta no e-mail marketing.
A seguir vamos mostrar quatro formas de investir no e-mail marketing para 2016:
1 – Terceirizar ou contratar um expert
Muitos gerentes de e-commerce tentam fazer todo o trabalho sozinhos, em geral para reduzir custos. Mas as vezes, o custo de fazer algo sozinho é maior do que os gastos ao contratar um especialista. Atualmente existe uma riqueza muito grande de designers, programadores, e consultores de marketing experientes e qualificados que podem te ajudar a seguir na direção certa.
2 – Assista a palestras, conferências e webinars
Aprender sobre as mudanças no mercado ou conhecer casos de sucesso de empresas similares a sua vai te trazer novas ideias e inspirar uma mudança nas suas práticas e abordagens. Neste ano, separe uma parte do seu orçamento para investir em educação e comparecer a mais palestras, conferências e webinars. Além do conhecimento, esse tipo de evento gera boas oportunidades para construir uma rede contatos.
3 – Mude para uma plataforma de e-mail marketing mais sofisticada
Existem dezenas de ferramentas de e-mail marketing desenvolvidas para pequenas e médias empresas que não custam caro e são fáceis de usar. Contudo, essas ferramentas tendem a ser limitadas. Conforme o seu e-commerce cresce, é indispensável ter um sistema completo de automação de e-mails que pode te ajudar a melhorar a comunicação com seus clientes.
4 – Invista no seu banco de dados
Sem uma boa fonte de endereços de e-mail com os quais você vai se corresponder, você não terá sucesso. É importante manter um banco de dados de e-mails de qualidade. Em 2016, é recomendado que você invista tempo para atualizar e aumentar o seu banco de dados, ou pelo menos conhecer as características que compõem o seu banco atual.
Algumas dicas para aumentar o número de inscritos na sua newsletter:
– Mantenha um espaço para cadastro de e-mail em todas as suas páginas
– Ofereça a opção de se inscrever na newsletter durante o checkout
– Tente táticas de captura de e-mails como pop-ups para novos visitantes
Siga esses passos para melhorar a sua campanha de e-mail marketing para 2016, pois ele ainda fornece o mais alto retorno sobre investimento do que qualquer outra mídia.
Fonte: Practical Ecommerce