Podemos dizer que as datas comemorativas são um dos motores que movem o comércio eletrônico, possibilitando que muitas lojas colham bons resultados em suas vendas nesses períodos sazonais. Porém, para chegar nesses resultados é preciso fazer um bom investimento em algumas áreas, principalmente em marketing digital.
Não basta apenas criar promoções para cada data e esperar que isso atraia clientes e gere milhões em vendas. É preciso elaborar com cuidado cada campanha e investir em ações relevantes a sua marca, definindo quais objetivos você deseja alcançar e o caminho para chegar até lá.
Confira agora algumas dicas para aproveitar as datas comemorativas e se jogar de vez nas promoções do e-commerce:
01 – Antes de qualquer coisa, faça um planejamento
Você já sabe quais datas podem ser aproveitadas no seu e-commerce? Existem datas que são válidas para todo o comércio, mas algumas delas são únicas para cada nicho. Antes de começar, pegue um calendário e faça um levantamento de todas as datas que podem ser relevantes para o seu negócio.
Essa escolha de data deve levar em consideração os produtos que a sua loja vende e o seu público alvo. Por exemplo, o Dia do Orgulho Nerd (25/05) é uma boa data para lojas que vendem produtos como quadrinhos, camisetas, canecas e afins, mas talvez não seja bem aproveitada por uma loja de cosméticos. Os períodos sazonais também devem ser considerados, como férias escolares e mudanças de estação.
Além da escolha das datas, o planejamento também é fundamental para decidir quais serão as peças que você deseja veicular e que tipo de promoção a sua loja irá realizar para cada data.
02 – O conteúdo é o seu aliado
O conteúdo pode ter um papel importante nas datas comemorativas, principalmente se você tem uma estratégia de Inbound Marketing. Com ele você consegue atrair clientes para a sua loja e gerar novos leads, além de entregar informações relevantes para o seu público.
No período de datas comemorativas você pode criar conteúdos relacionados a data, utilizando palavras-chave e técnicas de SEO para que o seu conteúdo se torne relevante nas buscas.
Um exemplo clássico são os posts com ideias para presentes, como “10 dicas de presentes para o Dia das Mães”. É importante que esse conteúdo traga alguma utilidade para os seus consumidores, assim eles irão se interessar pela sua loja e poderão se tornar novos clientes.
O conteúdo nas redes sociais também pode ser bem trabalhado, com postagens celebrando a data em questão.
03 – Personalize o seu serviço
Aproveite as datas para dar uma cara nova para a sua loja e as suas redes sociais. Personalize banners, cores e dê uma aparência que remeta a data celebrada. Essas pequenas personalizações ajudam a destacar a sua loja e deixam o cliente curioso sobre as suas ofertas e ele entra no clima da data.
Essa identidade pode ser aproveitada nos seus e-mails marketing e em landing pages especiais para a data. Além do visual, você também pode investir na personalização do pedido, incluindo embalagem para presente temática ou brindes.
04 – Reforce o relacionamento com seus clientes
Nem toda data será perfeita para criar uma promoção ou ação de vendas na sua loja, nesses casos você pode utilizar essas datas para estreitar o relacionamento com seus clientes. Isso pode vir na forma de um e-mail marketing celebrando a data ou em posts nas redes sociais.
Um exemplo: No Dia do Rock (13/07) você pode postar uma imagem sobre a data e perguntar aos seus seguidores quais as suas bandas favoritas. Assim você estará criando engajamento e se mantendo na memória dos seus consumidores.
Lembre-se de usar as hashtags do dia e se manter atualizado no que as pessoas estão comentando sobre a data, principalmente se você utiliza twitter e instagram na sua divulgação.
São pequenas ações que podem ajudar na fidelização e no alcance da sua marca.
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