10 dicas para o e-commerce

por Shoppub

O e-commerce continua crescendo no Brasil. Mesmo com a crise o mercado continua em alta e o público prefere a praticidade das compras online. De acordo com o relatório Webshoppers, a estimativa é que o faturamento do comércio eletrônico tenha um aumento de 8% em 2016, alcançando um total de R$44,6 bilhões.

10 dicas para o e-commerce

Para conseguir se manter no mercado e garantir uma fatia desse lucro, é necessário que os empresários de e-commerce tenham conhecimento. Pensando nisso, o SEBRAE lançou uma série de vídeos com dicas para o e-commerce.

Os vídeos abordam diversos assuntos relacionados ao varejo online, confira.

https://www.youtube.com/playlist?list=PLnPmdlI4EGt17N-Lknnbhz-payAf-HAE5

1 – Fluxo de compra

O cliente deve conseguir chegar no produto que deseja com no máximo 3 cliques, caso contrário ele irá abandonar o seu site e ir comprar na concorrência. A apresentação do produto também é importante. O consumidor também não gosta de preencher formulários muito longos pra finalizar uma compra. Não esqueça de oferecer várias opções de pagamento.

 

2 – Navegação

O consumidor quer comodidade ao comprar pela internet. Facilite a vida dele. Conquiste o cliente pelo visual, utilize ícones para facilitar a compra. Os ícones podem representar o carrinho de compras, o atendimento ao cliente e as categorias da loja.

 

3 – Feedback

O cliente deve estar por dentro de todos os passos da compra, desde a confirmação da compra até a entrega. O site deve dar esse acompanhamento para o cliente, ele precisa saber se a compra está dando certo ou não. Cada clique do cliente deve gerar uma ação.

 

4 – Mobilidade

Navegar na internet pela tela de um dispositivo móvel já é a realidade de milhões de usuários. A sua loja deve ser adaptada para esses dispositivos. Tome cuidado, a sua loja deve ter um layout que facilite a navegação nesses dispositivos, a experiência de compra do cliente não deve ser prejudicada.

 

5 – Imagens

A primeira coisa que chama atenção em uma loja é a vitrine, em uma loja online a tela do computador tem esse papel. A diferença é como mostrar o que é vendido. As imagens do seu site devem conquistar o cliente logo de cara. Apresente imagens de qualidade e tente humanizar o que é mostrado, você pode apresentar imagens de pessoas utilizando o seu produto. Mostre ângulos diferentes e tente passar uma ideia real de como o produto é.

 

6 – Marca

O mais importante para que sua marca se fixe na cabeça das pessoas é ter credibilidade. Para isso, ofereça produtos e serviços de qualidade. Tenha atenção ao atendimento ao cliente e resolva problemas de forma rápida e eficaz. Isso tudo irá agregar valor à sua marca. Um visual marcante e característico no seu layout e embalagens também ajudam o cliente a lembrar da sua marca.

 

7 – Tempo de carregamento

No e-commerce tempo é dinheiro literalmente. O cliente não espera além do necessário, se o site demora pra abrir ele pode acabar desistindo da compra. A navegação da sua loja deve ser rápida, é essencial melhorar o desempenho das páginas sempre.

 

8 – Logística e Embalagens

Cumprir o prazo de entrega é importantíssimo, cliente nenhum gosta de esperar além do prazo estipulado. Mantenha um controle do seu estoque e da sua logística. Tudo deve ser muito bem embalado na hora do envio, a embalagem é o que protege o produto até ele chegar na casa do consumidor. A embalagem também deve encantar o cliente e trazer a logo da sua loja.

 

9 – SEO

O SEO é um conjunto de métodos que melhoram a posição da sua loja em sites de busca. Para isso, tenha atenção ao conteúdo. Ofereça informações de qualidade ao seu cliente. Cada detalhe é importante, até na hora de nomear as imagens que você coloca na sua loja. As URLs também devem conter as palavras chaves da categoria apresentada.

 

10 – Legislação e Normas

Existem normas e leis especificas para ajudar cliente e lojista na hora de resolver um problema com alguma compra. Se o cliente comprou algo e não gostou do produto ele tem todo o direito de trocar, por isso as políticas de trocas e devoluções da sua loja devem ser claras e fáceis de serem encontradas. Para diminuir qualquer complicação informe todas as características do produto, incluindo material de fabricação. Outras informações como gastos extras com frete e tempo de duração de determinada promoção também devem ser claras.

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