O que é CRM e como ele pode alavancar o faturamento do seu e-commerce

por Shoppub

Atrair novos clientes é fundamental para o sucesso do seu e-commerce, mas trazer novas pessoas que comprem seu produto tem ficado cada vez mais caro. E se eu te disser que existe uma mina de ouro chamada CRM, escondida na sua própria base, capaz de aumentar o seu faturamento?

É isso mesmo: uma das alavancas mais poderosas que seu negócio pode ter está na sua própria base de clientes. Isso porque, segundo alguns estudos, trazer novos compradores pode custar até 7 vezes mais do que vender para quem já é cliente do seu e-commerce.

E é aí que entra todo o poder de contar com boas estratégias de CRM (do inglês, Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente).

Afinal de contas, o que é CRM?

O CRM, ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente, consiste em coletar e analisar dados sobre os perfis dos seus clientes. Dessa forma, sua marca pode se conectar e construir uma interação com esse público de uma maneira personalizada.

Empresas que priorizam o relacionamento com o cliente têm uma taxa de retenção 18% maior do que aquelas que não o fazem, segundo a HubSpot. Isso significa que os clientes estão mais propensos a retornar para novas compras, o que representa uma redução significativa no CAC ao longo do tempo.

Além disso, a Pesquisa Omnicanalidade no Brasil, realizada em 2023 pela Bornlogic e Opinion Box, revelou que 72% dos entrevistados disseram que costumavam comprar em lojas online que já conheciam e já tinham comprado anteriormente.

E você aí quebrando a cabeça e investindo para atrair cada vez mais novos clientes para dentro da sua loja.

Por onde começar?

Um dos canais mais utilizados atualmente para relacionamento com o cliente é o e-mail marketing. E não, ele não morreu (talvez você só não esteja utilizando da forma correta no seu negócio).

Inclusive, já que estamos falando dele, a pesquisa Omnicanalidade no Brasil também mostrou que 40% dos entrevistados preferem receber mensagens promocionais através do e-mail.

Faça disparos de e-mail marketing com consistência e de forma cada vez mais segmentada (comece a partir do que está ao seu alcance em termos de dados).

Réguas de relacionamento essenciais

A criação de uma régua de relacionamento é outra abordagem valiosa e consiste em uma série de interações planejadas — aqui falamos especificamente de e-mails —, que permitem que você se comunique com o cliente de uma forma automatizada e mesmo assim, personalizada.

As réguas de relacionamento essenciais para iniciar um relacionamento com os potenciais ou já clientes no seu e-commerce são: boas-vindas, carrinho abandonado e pós-vendas.

Para elas, você pode montar uma sequência de e-mails que podem ser disparados em três momentos, respectivamente:

  • a partir do momento em que a pessoa se cadastra no seu site;
  • quando coloca produtos no carrinho;
  • quando sai do e-commerce sem comprar ou mesmo ao realizar uma compra de fato.

Para colocar a mão na massa

Eu preparei, em parceria com a Shoppub, um material que explica um pouquinho melhor e já traz modelos dessas sequências de e-mails que você pode utilizar para o seu e-commerce. Para ter acesso a este material, basta me chamar em meu LinkedIn, clicando aqui.

Este conteúdo foi desenvolvido pela nossa parceira Flávia Ferrare – Especialista em CRM, e-mail marketing e experiência do cliente.

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