Avaliando o ano do seu e-commerce

Como foi o ano do seu e-commerce? Com certeza esse foi um ano desafiador, mas acima de tudo, foi um período de oportunidades para quem vende online. Sendo assim, é hora de avaliar o que funcionou e planejar seu 2021!

Existem muitas maneiras de fazer essa avaliação, e todas buscam identificar oportunidades de crescimento para sua empresa. Confira abaixo algumas dessas técnicas!

Avalie o Financeiro

Cheque os ganhos e perdas por mês e para todo o ano de 2020. A partir daí verifique quais foram os produtos e campanhas que mais fizeram sucesso com os seus clientes. Também é importante avaliar o que não funcionou, como itens pouco vendidos e promoções que não renderam conforme o esperado.

Verifique seus objetivos

Caso você tenha definido objetivos ou metas para 2020, essa é a hora de verificar o que foi alcançado. Se você tenha atingido tudo, parabéns!

Por outro lado, caso não tenha conseguido atingir seus objetivos, é hora de checar o que precisa ser mudado. Será que você poderia trabalhar melhor a sua estratégia de marketing? Ou será que seus clientes não estão satisfeitos com alguma política da sua empresa?

Caso você não tenha definido objetivos ou metas no início do ano, considere fazer isso para 2021, pois esse planejamento pode ser valioso para elaborar suas estratégias de venda.

Use a técnica SWOTT

Essa técnica é bastante popular e cada letra do nome significa um ponto a ser avaliado:

  • Forças (Strengths) – pontos fortes da sua empresa, por exemplo, atendimento ao cliente e uma equipe unida.
  • Fraquezas (Weaknessess) – pontos críticos que podem te prejudicar, como um sistema de trocas e devoluções complicado.
  • Oportunidades (Opportunities) – situações que podem te trazer benefícios, por exemplo, novas linhas de crédito.
  • Ameaças (Threats) – situações externas que podem te prejudicar, como aumento na competição.
  • Tendências (Trends) – lançamentos e direções que surgem e podem indicar novas direções, por exemplo, pagamentos instantâneos e uso de redes sociais.

Levantando essas informações, você consegue não só identificar o que funcionou, mas também no que precisa trabalhar nos próximos meses.

Planeje os próximos passos

O objetivo de avaliar do ano do seu e-commerce é te dar ferramentas para planejar 2021. Por isso, verifique o que funcionou e o que não deu certo, e elabore o planejamento dos próximos passos do seu e-commerce.

Quem é cliente Shoppub pode contar com a nova ferramenta Calendário de metas para ajudar nesse planejamento. Além disso, estamos por aqui para te ajudar a planejar suas campanhas e tirar qualquer dúvida. Conte com a gente!

Fonte: Freepik, Uhuru.

You may also like...