Segundo uma pesquisa realizada pelo E-commerce Radar, cada vez mais consumidores brasileiros têm abandonado seus carrinhos de compra online. Sabendo que esse é um dos desafios enfrentados pelos e-commerces de diversos segmentos, resolvemos nos aprofundar no assunto.
Vamos trazer informações relevantes sobre esse estudo, além de compartilhar soluções que vão ajudar sua loja a não perder vendas. Aproveite a leitura!
Confira números atualizados sobre o abandono dos carrinhos
O e-commerce nacional está passando por um período bastante desafiador. O E-commerce Radar apontou que mais de 80% das compras iniciadas nas plataformas não foram finalizadas. Dessa porção, quase 70% dos abandonos aconteceram no momento do check-out.
Mas o que será que está causando esse fenômeno tão preocupante? No próximo tópico, vamos listar algumas das causas que podem estar levando os usuários a deixarem suas compras em segundo plano.
Conheça os principais motivos por trás dessa desistência das compras online
Entender o que leva os consumidores a abandonarem seus carrinhos é essencial para encontrar as melhores soluções para sua loja. Por isso, este tópico merece uma atenção especial!
O Baymard Institute apontou que custos mais altos do que o esperado e taxas extras são obstáculos para 48% dos compradores. Em paralelo, um estudo da Yampi mostrou que a demora na entrega — ou prazos indefinidos — gera desconfiança para mais de 35% dos clientes.
Porém, para grande parte dos brasileiros, o parcelamento ainda é um aspecto determinante. De acordo com os dados do SPC Brasil, quase 80% do público nacional busca opções de pagamento mais flexíveis e adequadas à sua situação financeira.
Por fim, vale a pena destacarmos outros fatores que, embora menos citados, também fazem a diferença nessa equação:
- obrigação de criar uma conta em uma plataforma com a qual os usuários não têm familiaridade;
- processos tão longos e complexos que acabam desestimulando a compra;
- exigência de dados que os consumidores consideram excessivamente pessoais, gerando desconfiança;
- medo de golpes ou fraudes ao longo das etapas de compra, trazendo a sensação de insegurança.
Descubra como sua loja pode driblar esse desafio
Agora que você conhece os números atuais e as causas que estão levando os compradores a abandonarem seus carrinhos, vamos às boas notícias? Para finalizar, vamos compartilhar algumas dicas que vão ajudar sua loja a oferecer experiências de compra satisfatórias para seus clientes:
- disponibilize formas de pagamento e parcelamento variadas;
- comunique com clareza informações importantes, como políticas de troca e devolução de produtos;
- especifique todos os custos e taxas de maneira objetiva e no início da jornada do cliente;
- implemente uma opção de compra apenas como visitante (sem a necessidade de cadastro);
- automatize o preenchimento de dados e reduza a quantidade de etapas para finalização da compra;
- ofereça descontos e benefícios para incentivar a recuperação do carrinho;
- utilize estratégias como envio de e-mails marketing e mensagens via WhatsApp;
- invista na qualidade dos canais de comunicação para oferecer um atendimento personalizado e ágil.
Agora você já sabe: para evitar o abandono dos carrinhos, seu e-commerce precisa estar preparado para qualquer desafio. Então siga as nossas dicas e acompanhe nosso blog para impulsionar suas vendas!