Uma novidade promete transformar o Instagram em uma nova modalidade de marketplace. Atualmente, os lojistas marcam seus produtos nas fotos e direcionam os usuários para suas lojas, finalizando a compra fora do aplicativo. Mas agora, um novo recurso chamado de “Checkout with Instagram”, permite que a compra seja finalizada sem que os usuários saiam do aplicativo.
A ferramenta funciona da seguinte forma: o usuário clica no produto do post e, ao invés de ver um botão direcionando para a compra na loja, ele verá um botão de checkout. Se clicar, será direcionado para o pagamento e finalização do pedido.
Com poucos passos até a finalização da compra, esse novo checkout pode trazer bons retornos para os lojistas que postam seus produtos no Instagram.
A grande vantagem para os usuários está no fato de poderem finalizar suas compras sem precisar passar pelo processo de cadastro em cada site. Para os lojistas isso também diminui o carrinho abandonado.
Após os usuários comprarem algo no Instagram, eles poderão acompanhar o processo por meio de uma nova seção “Pedidos” em seus perfis, com opções de status do pedido, cancelamento, devolução e contato com o vendedor. O Instagram também vai mostrar notificações para o usuário quando o pedido for enviado.
O checkout com o Instagram vai deixar os lojistas com menos informações sobre os compradores, recebendo apenas dados necessários para cumprir o pedido, como o contato e endereço do comprador, mas não a sua forma de pagamento. Ficará a escolha do usuário se ele deseja compartilhar o seu e-mail com o lojista ou não.
As opções de pagamento incluem PayPal e cartões de crédito Visa, Mastercard, American Express e Discover.
Para os lojistas que desejam utilizar essa nova opção, o Instagram cobra uma taxa de comissão por venda. O valor exato dessa taxa ainda não foi divulgado pela rede social.
Segundo dados da empresa, são mais de 130 milhões de usuários que utilizam o Instagram Shopping, clicando em tags de produtos e sendo direcionados a lojas externas. A mudança visa manter esses usuários no Instagram enquanto mantém as vendas.
Com essa novidade, o Instagram se torna mais uma opção de marketplace e coloca as imagens como fator fundamental para conseguir chamar a atenção de consumidores e aumentar a conversão. A produção de boas imagens e o trabalho com influenciadores serão fundamentais para se destacar nessa nova era.
Por ora, a ferramenta foi lançada apenas nos Estados Unidos e está em fase de testes, sendo usada por cerca de 20 grandes marcas como Adidas, Nike e Zara. Ainda não existe uma previsão para que o novo recurso seja disponibilizado para todos.
Confira o anúncio oficial do Instagram aqui.