O frete FOB e o frete CIF são bastante utilizados pelos e-commerces em vendas internacionais. Porém, o que caracteriza cada uma dessas modalidades? Como saber qual delas é a mais indicada para sua loja?
Para ajudar a solucionar essas questões, preparamos este conteúdo com tudo o que você precisa saber fazer a melhor escolha!
O que é o frete FOB?
FOB é a sigla em inglês para “Free On Board” ou, em português, “Livre a Bordo”. Nesse tipo de frete, o vendedor é responsável pelos custos gerados a partir da preparação da mercadoria até o embarque no ponto de origem.
Porém, desta etapa do envio até a entrega final, toda a responsabilidade passa a ser do comprador, incluindo a contratação do transporte.
E o frete CIF?
A sigla CIF representa “Cost, Insurance and Freight” que, em uma tradução direta para o português, significa “Custo, Seguro e Frete”. Nessa modalidade, a loja se responsabiliza pelos custos e riscos de todas as etapas: do envio à entrega dos produtos em seu destino final.
Assim, caso aconteça qualquer imprevisto, o vendedor é quem deve solucionar a questão. No entanto, todos esses valores já embutidos no preço das mercadorias e os compradores acabam arcando com eles de forma indireta.
Quais são as principais diferenças entre essas duas modalidades?
Além da responsabilidade pelos custos e riscos no envio dos produtos, os fretes FOB e CIF apresentam outras diferenças. A seguir, vamos listar as mais significativas!
A modalidade FOB:
- é mais utilizada nas transações entre empresas (B2B);
- tem o valor do frete, a ser pago pelo comprador, discriminado na nota fiscal;
- possibilita que o cliente escolha a transportadora que melhor atende às suas necessidades de preço e prazo de entrega.
Já a modalidade CIF:
- é mais comum nas vendas para o consumidor final (B2C);
- não tem o valor do frete destacado na nota fiscal;
- permite que tanto o vendedor quanto o comprador possam acompanhar todas as etapas do transporte.
Qual é a melhor opção para a sua loja?
Por fim, agora que você já está por dentro das características dos fretes FOB e CIF, podemos passar para o próximo tópico. Vamos te ajudar a entender qual dessas opções é a mais indicada para o seu modelo de negócios. Confira!
Sua loja atende outras empresas ou fornece mercadorias para outras lojas que contam com uma infraestrutura logística bem estabelecida? Nesse caso, o frete FOB se destaca por duas razões:
- o volume de mercadorias adquiridas costuma ser maior, facilitando a negociação com as transportadoras parceiras;
- os compradores têm mais controle sobre o processo, assegurando autonomia e segurança já que as cargas têm alto valor agregado.
No entanto, se seu negócio vende diretamente para o consumidor final, o CIF é o tipo de frete mais indicado. Afinal, as compras são realizadas em menor número e lidar com os trâmites de envio seria inviável para esse público.
E se você gostou de saber mais sobre o frete FOB e o frete CIF e quer conferir outros conteúdos semelhantes, continue aqui no blog. Sempre temos dicas e informações relevantes para impulsionar suas vendas!