Para quem trabalha com e-commerce a questão logística é um pilar fundamental. Afinal, quanto mais o comércio eletrônico cresce, maior é a necessidade de se investir nesta área do negócio. E é aí que entra o frete como aliado em suas vendas.
Neste post, vamos abordar alguns tópicos importantes para que sua loja possa melhorar o sistema de entrega dos produtos. Então, vamos lá! Anote as nossas dicas e comece a faturar mais.
Faça parcerias
Quando se ouve a palavra frete logo vêm à mente dois pensamentos: o custo para a entrega do produto e por qual transportadora será feito o serviço. Isso porque estas empresas são as responsáveis por fazer os produtos chegarem até os consumidores.
Por isso, uma boa dica para ter o frete como aliado em suas vendas é ter uma relação de parceria com as transportadoras. Assim, sua loja poderá se beneficiar por meio de uma boa negociação para conseguir vantagens extras.
Além disso, você deve fazer um roteiro completo de suas entregas e avaliar como será feito o transporte; em outras palavras, esta ação pode significar uma grande economia para o seu caixa no fim do mês.
Outra dica importante é ter um bom planejamento. Avalie se o envio dos produtos para seus clientes será feito por via aérea, terrestre ou pelos dois modais. Isso vai fazer a diferença em relação aos custos e tempo entrega.
Mantenha seu cliente informado
A experiência de comprar pela internet fica ainda melhor quando o consumidor sabe exatamente a data em que vai receber o produto em casa ou onde ele determinar.
Por isso, é fundamental manter sempre seu público informado sobre o tempo de entrega da compra e o valor do frete a ser pago por ele. Quanto mais consciente seu público estiver, melhor a reputação de sua loja.
Frete grátis
Esta é uma estratégia que seu e-commerce pode usar para reter o cliente e incentivá-lo a comprar mais produtos. Para tanto, a sugestão é criar algumas regras que possibilitem oferecer o frete grátis como bônus.
Por exemplo: crie campanhas de vendas com promoções surpresa; inclua kits de produtos no pacote. De acordo com a quantidade ou os valores da compra, considere ter o frete grátis para seus clientes.
Outra ideia para encantar seu público é oferecer o frete grátis no próximo pedido. Seguramente, esta é uma tática para vender mais e captar novos leads.
Portanto, invista nesta estratégia neste fim ano. Aproveite esta época para aumentar suas conversões.
Use a tecnologia
Para ter o frete como aliado em suas vendas sua equipe não precisa ficar por horas a fio pesquisando na internet. Afinal, já existem no mercado plataformas inteligentes que fazem a cotação e contratação de fretes junto às transportadoras. Além disso, também oferecem um serviço exclusivo de monitoramento da rota da carga.
Estas plataformas facilitam a vida do lojista; têm um sistema de fácil operação e são integradas, inclusive, com marketplaces e ERPs, por exemplo. São soluções para que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra.
Portanto, aproveite a tecnologia para auxiliar no planejamento logístico de sua loja virtual.
Conte com a gente
Chegamos ao final do nosso artigo. Esperamos que você e sua equipe tenham aproveitado todo o conteúdo. Porém, se você ainda quiser saber mais sobre o tema, fale conosco.
Aqui no blog da Shoppub toda semana tem sempre as melhores dicas para fazer seu e-commerce se destacar. E os nossos parceiros de negócios também estão prontos para percorrer esta jornada com você. Então, não perca tempo e conte com a gente!
Fonte: Freepik
Leila Monteiro