Você sabia que os consumidores latino-americanos estão entre os mais exigentes do mundo? Isso é o que apontam os resultados do relatório global CX Trends 2023 desenvolvido pela Zendesk.
E, inspirados por esse estudo, decidimos preparar este conteúdo especial! Nos próximos parágrafos, vamos avaliar os dados divulgados pela Zendesk, além de entender como os e-commerces podem atender às demandas de seus públicos.
Continue a leitura e atualize seus conhecimentos!
Um pouco mais sobre o relatório CX Trends 2023
Nós sabemos que as tendências de consumo têm um impacto direto nas decisões de organizações dos mais diversos segmentos. Afinal, para responder às solicitações mais atuais de seus clientes é preciso saber o que eles estão buscando a cada momento. E o relatório CX Trends entra em cena justamente para ajudar as empresas a vencer esse desafio!
De acordo a edição 2023 da pesquisa, os desafios dos últimos anos trouxeram grandes mudanças para a relação entre as marcas e seus clientes. E essa movimentação, trouxe à tona 5 tendências principais:
- evolução e aperfeiçoamento das ferramentas de inteligência artificial;
- popularização do conversational commerce;
- busca por um atendimento cada vez mais personalizado;
- valorização do bem-estar dos clientes no momento da compra;
- formação de equipes de CX altamente capacitadas.
Nesse cenário, os clientes da América Latina se mostraram os mais exigentes. 74% dos entrevistados da região afirmaram que buscariam produtos da concorrência após uma única experiência de compra negativa. Do ponto de vista global, essa média é de apenas 52%.
Porém, independentemente dos resultados, fica a pergunta: como assegurar a fidelização e, assim, otimizar suas vendas? No tópico a seguir, vamos destacar algumas estratégias valiosas para a sua loja virtual!
Como os e-commerces podem atender às novas demandas com sucesso
Seja qual for o seu modelo de negócios e o perfil dos seus clientes, existem algumas ações que podem ter resultados altamente satisfatórios!
Aqui, o primeiro passo é fazer análises criteriosas e constantes do seu mercado de atuação. Mas para isso, é importante considerar cenários econômicos, políticos, sociais, culturais e outros aspectos que influenciam os seus públicos.
Na sequência, a dica é elaborar um planejamento robusto que ajude a direcionar as estratégias de venda da sua organização. Nessa etapa, é interessante apostar em algumas iniciativas, como:
- garantir que o seu e-commerce ofereça uma navegação simples e intuitiva;
- investir em uma apresentação realmente atrativa dos produtos, com fotos de qualidade e boas descrições;
- desenvolver um calendário promocional bem-estruturado para ampliar suas vendas;
- assegurar um suporte adequado para atender às principais dúvidas e solicitações dos usuários;
- oferecer opções variadas e seguras de pagamento e envio dos produtos.
Mas tão importante quanto acompanhar os hábitos de compra dos consumidores latino-americanos é alinhar as novas tendências ao perfil da sua empresa. Dessa forma, é possível garantir soluções realmente criativas e que reflitam os seus valores organizacionais.
E se você gostou deste conteúdo e tem interesse em conferir outros artigos como este, continue aqui no blog da Shoppub! Toda semana, trazemos dicas bacanas e informações atualizadas que vão otimizar as atividades do seu e-commerce.