Quem nunca se sentiu aquele esgotamento nervoso e vontade de desistir de tudo? Pois é, a realidade da vida de quem empreende tem muito menos luxo e glamour do que a maioria das pessoas imagina. É uma vida de muito trabalho, pressão, e pouco tempo de descanso, o que pode levar a duas consequências complicadas: o estresse e síndrome de Burnout.
O estresse é uma resposta automática do corpo a algo ruim ou irritante. Nem sempre o estresse é algo ruim, pois ele nos ajuda a tomar decisões estratégicas e a lutar em defesa do que achamos certo. Porém quando ele ocorre de maneira exagerada pode gerar diversos problemas de saúde, incluindo alergias, enxaqueca, gastrite e até depressão.
Já a síndrome de Burnout é resultante do estresse crônico no trabalho e é bastante grave. Essa síndrome leva a completa exaustão física e emocional, dificultando ou até impedindo que a pessoa consiga trabalhar. Com o tempo, quem sofre de Burnout começa a não se importar com mais nada, em um estado constante de cansaço e indiferença.
A saúde mental de quem empreende
Quem empreende tende a entrar em um estado de espírito de paixão pelo seu negócio. É um sentimento muito gostoso, que te leva a trabalhar com todas a sua energia para fazer sua empresa dar certo. Porém, também é um sentimento perigoso, pois pode te levar a trabalhar o tempo todo, sem largar o celular ou o notebook nas horas de descanso, e sem aproveitar momentos de lazer com família e amigos.
Agora imagine os efeitos dessa paixão pela sua empresa associada as pressões do dia a dia, como a competição com concorrentes, os altos e baixos do mercado, ou até mesmo como estamos vivendo, uma situação de pandemia global! É uma receita para uma bomba relógio na sua saúde mental.
Mas não precisa ser assim! Dá para manter a paixão pela sua empresa e a sua saúde mental, afinal não dá para manter o crescimento da sua empresa se você não estiver bem. Confira algumas dicas que levantamos para te ajudar a se manter bem, produzindo e escalando o seu negócio!
1 – Divida as tarefas com a sua equipe
Quando amamos o que fazemos pode ser difícil dividir as tarefas com outras pessoas. Sempre bate aquela insegurança sobre como nossa equipe vai lidar com determinados problemas, se vão conseguir lidar com aqueles clientes mais complicados… mas é necessário confiar no seu time!
Delegando tarefas você pode organizar e planejar melhor seu dia, se ocupando com as tarefas que realmente dependem de você. E isso te deixa com mais tempo livre para fazer outras coisas, como cuidar de si mesmo.
2 – Cuide do seu corpo
Aqui não tem jeito – por mais que nós busquemos formas de “dar um jeitinho”, nada substitui uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos. Por mais corrida que seja a nossa rotina, é importante se cuidar, sob o risco de desenvolver doenças como diabetes, problemas no coração e até câncer.
As atividades físicas também aumentam a produção das famosas endorfinas, que é o hormônio do bem-estar, te deixando mais feliz e mais produtivo! E não precisa ser triatleta ou passar horas na academia. Uma simples caminhada diária já faz milagres pelo seu corpo e sua mente!
3 – Medite
Calma, não estamos falando para você se mudar para um mosteiro e passar o dia meditando nas montanhas. Na verdade a meditação é algo simples, e você pode praticar agora mesmo, aí na frente do seu computador. Quer tentar?
Pegue seu celular e coloque o alarme para daqui a 1 minuto. Agora sente com a coluna reta, se possível feche seus olhos e respire. Não precisa respirar profundamente se não quiser, mas preste atenção a sua respiração. Se você começar a pensar em outras coisas, tudo bem, acontece. Só volte a focar na respiração.
Pronto, você meditou por um minuto, da maneira mais simples de todas. Parece que não é nada, mas esses momentos breves de respiração diminuem a pressão do sangue no seu corpo, aliviando os sintomas do estresse. E estar com a mente mais calma te ajuda a tomar decisões mais estratégicas para a sua empresa.
4 – Busque ajuda profissional
Já passou o tempo em que buscar ajuda de profissionais como psicólogos, psiquiatras e terapeutas era considerada frescura. Tem vezes que precisamos de ajuda sim – afinal não dá para ser o super-homem ou a mulher-maravilha o tempo todo.
É necessário lidarmos melhor com esse assunto. Um bom tratamento psicológico pode te ajudar não apenas a lidar com o seu estresse e ansiedade, mas também a administrar melhor sua empresa e lidar melhor com seus funcionários. É só ganhos!
5 – Construa uma rede de apoio
Já ouviu aquela frase da Clarice Lispector:
“Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado, com certeza vai mais longe”?
Uma rede de apoio pode fazer toda a diferença para manter sua saúde mental enquanto você escala a sua empresa. Essa rede pode incluir vários grupos, como sua família, seus amigos e até seus parceiros de negócio.
É por isso que aqui na Shoppub sempre buscamos dar todo o apoio para nossos clientes. Toda empresa tem uma linha direta conosco, para ajudarmos na solução de problemas e dúvidas rapidamente. Nós sabemos o quanto é importante saber que você pode contar com a nossa parceria.
Se cuide
Não se esqueça – cuidar da sua saúde mental não é frescura! O estresse e a síndrome de Burnout podem gerar diversos problemas de saúde e devem ser levados a sério.
Repense sua rotina, cuide bem de você mesmo e busque ajuda se for necessário. Lembre-se que se você não estiver bem, não vai conseguir cuidar da sua empresa. É preciso estar bem para fazer o seu melhor. Se cuide!